Roca Lisboa Gallery inaugura exposição de arquitetura “Um Destino; Coisa Simples”

O Roca Lisboa Gallery inaugura no próximo dia 2 de junho, às 18 horas, a exposição de arquitetura Um Destino; Coisa Simples” que retrata o património arquitetónico do século XX no concelho do Fundão e que conta com a curadoria do arquiteto Pedro Novo. O reconhecimento da arquitetura moderna enquanto património é muito recente. São assim tarefas primordiais e urgentes, o levantamento e o conhecimento aprofundado deste universo bem como a sua divulgação a um público cada vez mais alargado. Pretende-se aproximar e divulgar este património edificado de qualidade inegável, junto da sociedade civil, assim como dar a conhecer algumas das figuras mais importantes da arquitetura portuguesa do século XX com obra construída no concelho do Fundão. Este processo de inventariação, por motivos diversos, entre os quais se contam o simples desconhecimento e a proximidade temporal, encontra-se desprotegido e longe de estar devidamente considerado e acautelado. Tanto mais grave, que grande parte deste património, é hoje sujeito às pressões da especulação fundiária e imobiliária correndo o risco generalizado de efetivo desaparecimento ou brutal descaracterização.

A inauguração contará com a presença do curador Pedro Novo, do arquiteto José Pires Branco, do pintor Pedro Chorão (filho do arquiteto Raul Chorão Ramalho cuja obra está integrada nesta exposição), assim como representantes da Câmara Municipal do Fundão e da Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Sul.

A exposição estará patente no Roca Lisboa Gallery até 19 de setembro de 2015 e a entrada é gratuita. O Roca Lisboa Gallery está aberto ao público de segunda a sexta das 10h às 20h e sábado das 10h às 17h (encerra ao domingo).

 

Créditos da exposição:

Curador: Pedro Novo
Comissão científica: Ana Martins \ Pedro Salvado
Projeto expositivo e montagem: Pedro Novo Arquitectos, Adriana Soares
Design Gráfico: Hugo Landeiro Domingues
Parceiros: Câmara Municipal do Fundão; Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos; Delegação de Castelo Branco da Ordem dos Arquitectos; Faculdade de Arquitectura da Universidade da Beira Interior; Jornal do Fundão; Arquivo João Barroca; Arquivo Fotográfico –  Rosel; Biblioteca do Seminário do Fundão

 

 

Sobre o Roca Lisboa Gallery

Os Roca Galleries são parte da estratégia internacional da Roca e um conceito que expressa a realidade atual e as suas metas de futuro. O design, a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar são valores Roca transmitidos pelos Galleries, manifestando assim a vontade da marca líder em espaços de banho em manter um diálogo constante com a sociedade, e especialmente com os profissionais com quem partilha a preocupação e o interesse em evoluir os espaços de banho. Os diferentes Roca Galleries Londres, Shangai, Barcelona, Madrid, São Paulo e Lisboa veiculam esta vontade, oferecendo um ponto de encontro e um espaço de diálogo aberto à comunidade interessada, a designers e decoradores de interiores, e arquitetos de todo o mundo.

O Roca Lisboa Gallery é o resultado da colaboração com o estúdio Ferruz Decoradors e foi inaugurado em junho de 2011. O Roca Lisboa Gallery, localizado num antigo palacete de 1909 no início da extensa Avenida da Liberdade, na Praça dos Restauradores nº46, é um espaço fundamental e flexível onde a exposição de produtos do portefolio  Roca partilha o mesmo espaço de forma natural com o Espaço Cultura, onde exposições, apresentações, encontros de profissionais e eventos de interesse, dinamizam a oferta sociocultural de Lisboa.
www.rocalisboagallery.com

 

Sobre a Roca

A Roca é uma empresa dedicada ao design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, pavimentos e revestimentos cerâmicos destinados à arquitetura, à construção e ao  design e decoração de interiores.

A companhia emprega 20.000 pessoas, tem 77 centros de produção e está presente em mais de 135 países distribuídos pelos cinco continentes.

A Roca, marca de qualidade e referência na definição de espaços de banho, trabalha em colaboração com prestigiados designers e arquitetos como R. Moneo, D. Chipperfield, Z. Hadid, Herzog & de Meuron, Schmidt & Lackner y J. Mariscal, ao mesmo tempo que trabalha constantemente no desenvolvimento e promoção de iniciativas que ajudem à conservação do meio ambiente. Este compromisso da Roca traduz-se num critério orientado para a poupança de água no desenvolvimento permanente de novos produtos.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This