soundwalk_collective_patti_smith

Soundwalk Collective with Patti Smith

Correspondences

O Centro Cultural de Belém abraçará o seu novo festival de música, Belém Soundcheck, entre os dias 21 e 24 de Março do presente ano. O mesmo procura ser plural e distinto, uma vez que reunirá vários artistas diferenciados e que são singulares no panorama musical que corporificam. 

Patti Smith será parte deste encontro sonante no seu terceiro dia (23), a partir das 19h.  A poeta do rock far-se-á acompanhar dos Soundwalk Collective, uma plataforma de artes sonoras contemporâneas fundada por Stephan Crasneanscki e Simone Merli. Em conjunto, apresentarão o seu mais recente projecto colaborativo, “Correspondences”, tendo sido apresentado mundialmente em Abril do ano transacto, no âmbito do Rewire Festival (Holanda).

“Correspondences” é o resultado de um processo contínuo de escuta e de partilha que dura há mais de dez anos, e que reflete vastas geografias, ambiências, lugares e pessoas, através de uma sonoridade heterogénea e específica que, por um lado, é revelada a cada pesquisa e que, por outro lado, é enlevada por aquilo que simboliza. 

A musa do punk é a voz deste desígnio em evolução permanente, delineado a partir de memórias melódicas que articulam o passado, o presente e o futuro do mundo em que vivemos. É bastante evidente, por exemplo, a análise implicada e aprofundada acerca da vivência climática e da socialização da natureza. Será uma viagem audiovisual imersiva, compondo um cenário que, ao ser quase imaginário, se torna impreterivelmente palpável através do som. 

“Correspondences” decorre do “Perfect Vision”, lançado em 2022, e compreende visuais do cineasta português Pedro Maia. Deste advento musical fazem parte Stephan Crasneanscki e Simone Merli (Soundwalk Collective), Diego Espinosa Cruz Conzalez, Lucy Railton, Nicolas Becker e a incontornável Patti Smith.

Nota: no dia 24 de Março, apresentar-se-ão no Theatro Circo, em Braga, pelas 21h30.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This