VIVER A RUA inaugura nova rua do Porto

O NEC – Núcleo de Experimentação Coreográfica e o FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica estão a preparar a inauguração da nova rua da cidade do Porto, no âmbito da conclusão do projecto VIVER A RUA, da autoria do artista britânico Joshua Sofaer. Em Maio de 2010 foi aberto um concurso dirigido a todos os interessados para dar o nome a uma nova rua da cidade.

O júri que avaliou as propostas foi composto pelo radialista e apresentador de televisão Álvaro Costa, o geógrafo Álvaro Domingues, o médico José Pinto da Costa, o escultor José Rodrigues, a designer de moda Katty Xiomara, a cantora Manuela Azevedo, a geógrafa e técnica da Divisão Toponímica da Câmara Municipal do Porto Maria Adriana Cunha e o director do FITEI Mário Moutinho.

Após a selecção de 5 nomes, propostos à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto, este órgão seleccionou o vencedor,  de acordo com os seus próprios critérios de funcionamento, nome posteriormente aprovado pelo executivo camarário.

A inauguração da nova rua, aberta a toda a comunidade, está agendada para dia 4 de Junho, sábado, às 12h30, no novo arruamento que tem início no cruzamento entre a Rua Manuel Pinto de Azevedo e a Rua do Conde da Covilhã, freguesia de Ramalde, Porto, onde terá lugar o lançamento do catálogo VIVER A RUA, com as escolhas finais do júri do projecto e dois ensaios inéditos da autoria de Álvaro Domingues (Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Gabriela Vaz-Pinheiro (Artista e Investigadora; Professora Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto).

Esta celebração contará com a presença de Joshua Sofaer, bem como dos autores das 5 nomeações finalistas, com o intuito de levar os cidadãos a reflectirem sobre quem são as pessoas que admiramos actualmente? Quem queremos que nos sirva de modelo? Quem são as pessoas importantes que esquecemos? Quem de entre os nossos familiares e amigos mais nos apoiou e transformou as nossas vidas? E dar a conhecer também os heróis “anónimos” da nossa cidade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This