rdb_PINOCCHIO_thumb

Convites duplos – MONSTRA 2014 – “PINOCCHIO”, de Enzo D’Aló

O Festival Internacional de Animação de Lisboa decorre em quantos espaços da capital?



2 CONVITES DUPLOS PARA O FILME “PINOCCHIO” (COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS), DE ENZO D’ALÓ, DIA 19 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA) – 22:00 – CINEMA SÃO JORGE – LISBOA



Sinopse

“A madeira esculpida no boneco é a própria humanidade”, como Benedetto Croce escreveu. E o Pinocchio inicia a sua vida como uma criança que, com os seus altos e baixos, quer experimentar a fábula da existência humana, feita de bem e mal, erros e redenção, atrevimento e cuidado, egoísmo e generosidade, confiança e reserva.

A ingenuidade desta pequena criança-alien permite-nos fazer uma análise sorridente, porém precisa, de um mundo pequeno mas colorido em que acabamos por entrar e andar sem muitas vezes sabermos para onde vamos. Um mundo em que a jornada tem a mesma importância da linha de chegada.

Dizer às crianças (mas também aos adultos) a história do Pinóquio no novo estilo de hoje significa talvez tentar revelar o humor original de Collodi, fazendo a universalidade e a actualidade emergirem. A nossa marioneta, uma criança num mundo de adultos, percorre toda a história procurando comida ou fugindo do perigo de ser comido. Às vezes o caminho é ascendente, outras vezes descendente (como as bonitas montanhas Tuscan), os encontros são tanto positivos como negativos, os animais agem através da metáfora como seres humanos, os erros estão lá para não serem cometidos outra vez, e a marioneta torna-se uma criança (assim como criança se torna um homem) passando por um caminho traumático e conflituoso.

Num crescendo de Rossini, além desta rota educacional primordial, Pinocchio acaba por se olhar ao espelho e perguntar a si mesmo qual é realmente a sua verdadeira natureza.

Regras:

– Os vencedores devem levantar os convites na bilheteira até às 21:30.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome e BI (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This