Exposição Chris Hawtin| Galeria ART LOUNGE
A Galeria Art Lounge, é um espaço dedicado à arte contemporânea, com uma forte vertente para a divulgação de artistas internacionais, situada na Rua António Enes 9c, perto do Saldanha.Inaugura a exposição intitulada “Unity Engine and Other Stories”, do artista Inglês Chris Hawtin no dia 14 de Novembro, quarta-Feira a partir das 19 horas. A conceituada coleção Saatchi Gallery, que existe à 25 anos que tem como objectivo a divulgação de artistas recentemente adquiriu obras do artista Chris Hawtin para a sua colecção.
Chris Hawtin nasceu em inglaterra em Outubro de 1974, cursou Arte & Design pela Universidade Chelsea de Artes em Londres e atualmente vive e trabalha em Londres.
Chris Hawtin é um artista digamos “inconfundível”, não quero dizer apenas original e diferente da maioria, mas também porque resume-se em honestidade do autor consigo próprio, com seus conceitos artísticos, as suas interrogações humanas, as suas expêriencias vitais, com o seu compromisso intelectual e com a sua sensibilidade estética.
Fernando Galán
Nestas obras de universos ficcionais e narrativas evocadas pelo artista, Hawtin questina a relação humana com a paisagem em nossa era digital, hiper-tecnológica atual, e como a nossa relação com o conceito de paisagem tornou-se ficção através da proliferação dos meios de comunicação globais, cinema e ambientes virtuais.
E é o que o próprio Hawtin diz: “. 50% Do meu trabalho é jogar com tintas e os outros 50% com o computador” Utiliza programas próprios de arquitetos para criar as suas figuras em três dimensões virtuais e as funde com outras imagens que ficam “embrulhadas” nas primeiras. “Eu gosto da ideia de que uma imagem canibalize a outra, de modo que uso pinturas pré-existentes que envolvem esses objetos. A pintura é o único espaço em que se pode fazer isto: investir simultaneamente num objeto e numa ilusão”. Entre outras muitas coisas, o artista admira os pintores holandeses do século XVII que viajaram a Itália e, quando regressaram ao seu país começaram a pintar ” estranhos mundos híbridos.” Assim é a sua pintura, um testemunho hiper-contemporâneo que retrata a hibridização da globalização atual. Mas a sua é uma globalização que se estende para o mundo exterior, a todo o cosmos. Etanto ao real como ao virtual. A crua realidade e a não menos crua ilusão.
Ultimamente, a inquietação criativa de Chris Hawtin levou-a a fazer esculturas, nas quais a figuração é a protagonista, como querendo mostrar-nos as criaturas que habitam essas paisagens sem figuras dos seus quadros. Os alienígenas apresentam-se finalmente em carne e osso perante nós. Embora, neste caso, os faça em plástico,metal, poliestireno e gesso. São menos peluches que as figurações anteriores das suas pinturas, mais cibernéticos e desprovidos de cor, mas a humanidade segue filtrando-se de alguma forma, como nessa postura sensual de Seth(2012), tão insinuante e coquete como as Vénus clássicas.
A Galeria Art Lounge.
A Galeria Art Lounge está situada, na Rua António Enes 9c, em Lisboa muito próximo do Saldanha. Para além da divulgação e promoção de artistascontemporâneos, a galeria e sua equipe de profissionais especializados oferece variados serviços de consultadoria nas áreas da gestão, conservação e avaliação de colecções artísticas bem como restauro de obras de arte das mais variadas naturezas tais como pintura, mobiliário, porcelana, azulejos, vidros entre outros.
Também poderás gostar
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours