01

Exposição Chris Hawtin| Galeria ART LOUNGE

A Galeria Art Lounge, é um espaço dedicado à arte contemporânea, com uma forte vertente para a divulgação de artistas internacionais, situada na Rua António Enes 9c, perto do Saldanha.Inaugura a exposição intitulada “Unity Engine and Other Stories”, do artista Inglês Chris Hawtin no dia 14 de Novembro, quarta-Feira a partir das 19 horas. A conceituada coleção Saatchi Gallery, que existe à 25 anos que tem como objectivo a divulgação de artistas recentemente adquiriu obras do artista Chris Hawtin para a sua colecção.

Chris Hawtin nasceu  em inglaterra em Outubro de 1974, cursou Arte & Design pela Universidade Chelsea de Artes em Londres e atualmente vive e trabalha em Londres.

Chris Hawtin é um artista digamos “inconfundível”, não quero dizer apenas original e diferente da maioria, mas também porque resume-se em honestidade do autor consigo próprio, com seus conceitos artísticos, as suas interrogações humanas, as suas expêriencias vitais, com o seu compromisso intelectual e com a sua sensibilidade estética.

Fernando Galán

Nestas obras de universos ficcionais e narrativas evocadas pelo artista, Hawtin questina a relação humana com a paisagem em nossa era digital, hiper-tecnológica atual, e como a nossa relação com o conceito de paisagem tornou-se ficção através da proliferação dos meios de comunicação globais, cinema e ambientes virtuais.

E é o que o próprio Hawtin diz: “. 50% Do meu trabalho é jogar com tintas e os outros 50% com o computador” Utiliza programas próprios de arquitetos para criar as suas figuras em três dimensões virtuais e as funde com outras imagens que ficam “embrulhadas” nas primeiras. “Eu gosto da ideia de que uma imagem canibalize a outra, de modo que uso pinturas pré-existentes que envolvem esses objetos. A pintura é o único espaço em que se pode fazer isto: investir simultaneamente num objeto e numa ilusão”. Entre outras muitas coisas, o artista admira os pintores holandeses do século XVII que viajaram a Itália e, quando regressaram ao seu país começaram a pintar ” estranhos mundos híbridos.” Assim é a sua pintura, um testemunho hiper-contemporâneo que retrata a hibridização da globalização atual. Mas a sua é uma globalização que se estende para o mundo exterior, a todo o cosmos. Etanto ao real como ao virtual. A crua realidade e a não menos crua ilusão.

Ultimamente, a inquietação criativa de Chris Hawtin levou-a a fazer esculturas, nas quais a figuração é a protagonista, como querendo mostrar-nos as criaturas que habitam essas paisagens sem figuras dos seus quadros. Os alienígenas apresentam-se finalmente em carne e osso perante nós. Embora, neste caso, os faça em plástico,metal, poliestireno e gesso. São menos peluches que as figurações anteriores das suas pinturas, mais cibernéticos e desprovidos de cor, mas a humanidade segue filtrando-se de alguma forma, como nessa postura sensual de Seth(2012), tão insinuante e coquete como as Vénus clássicas.

A Galeria Art Lounge.

A Galeria Art Lounge está situada, na Rua António Enes 9c, em Lisboa muito próximo do Saldanha. Para além da divulgação e promoção de artistascontemporâneos, a galeria e sua equipe de profissionais especializados oferece variados serviços de consultadoria nas áreas da gestão, conservação e avaliação de colecções artísticas bem como restauro de obras de arte das mais variadas naturezas tais como pintura, mobiliário, porcelana, azulejos, vidros entre outros.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This