Platform 1 – Jazz na Culturgest

A Culturgest recebe dias 24 e 25 de Maio Platform 1, integrados no Ciclo “Isto é Jazz?”.

Quatro membros deste quinteto foram nascidos e criados na América do Norte, três nos Estados Unidos e um no Canadá, e verificamos que dois deles vivem na Europa há largos anos, designadamente o contrabaixista Joe Williamson, que agora habita em Copenhaga depois de ter experimentado Amesterdão, Berlim e Londres, e o baterista Michael Vatcher, radicado na Holanda e parte da cena local. Curiosamente, o único europeu do grupo, o sueco Magnus Broo, estudou música no Texas, sendo talvez o mais “americano” dos trompetistas do Velho Continente. O próprio Vandermark e o trombonista Steve Swell, figuras de proa, respectivamente, do novo jazz de Chicago e de Nova Iorque, são músicos permanentemente em digressão deste lado do Atlântico.

Estas conexões geográficas não são uma simples curiosidade: estão profundamente inscritas na música que nos vêm propor em conjunto.

Mais do que um grupo liderado por Vandermark, trata-se de um colectivo de iguais que procura incorporar as novas tendências do jazz internacional na sua música, abordando-a de forma experimental e vanguardista.

A estreia mundial deste novo projecto em Portugal – Porto, Lisboa e Coimbra – será editada e registada pela Clean Feed.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This