Safira ’12 / FESTIVAL DE ARTES NA PAISAGEM

SAFIRA é um festival multidisciplinar, que inclui um vasto conjunto de espetáculos e actividades, para diferentes idades e gostos.

Depois de uma primeira edição (24 e 25 de junho 2011), este ano o Safira regressa com um formato mais longo e ambicioso, em co-produção O Espaço do Tempo, o projecto de Rui Horta também sediado em Montemor-o-Novo. Esta parceria representa um importante impulso na consolidação do projeto Safira que, não obstante a sua juventude e os reduzidos apoios de que dispõe, procura afirmar-se pela genuinidade e originalidade no panorama cultural português.

O enquadramento paisagístico mantém-se belo e inalterado, constituindo a essência do evento, em articulação com a criação artística.

Para além do palco principal, onde decorrerão as atuações noturnas, vários outros espaços foram “desenhados”, em função das especificidades do ecossistema e da paisagem local, para acolher eventos nas diferentes horas do dia, o bosque, de manhã, a arena e o vale, ao fim da tarde…

NOISERV, VÍTOR RUA, MARTA HUGON, YOU CAN´T WIN CHARLIE BROWN, RUI CAETANO, BANDA CARLISTA e TRIPÉ, na área da música, e JOÃO PAULO SANTOS (novo circo / mastro chinês), MUNDO PERFEITO (teatro), DANÇARTE e COPO (performance), são alguns dos nomes que integram a programação desta edição.

O coletivo constituído por CARLOS A. RIBEIRO + IVO + J. T. FÉRIA é responsável por um projeto de Land Art baseado em peças realizadas em palha e parcialmente caiadas. TIAGO FROIS vai integrar algumas das suas sonoesculturas na paisagem, SIMÃO COSTA apresenta o seu projeto c_Vib (cymatics – interactive vibrating boards). RITA CASTRO NEVES e ANDRÉ SIERS são outras presenças confirmadas.

O Safira não esqueceu o CINEMA e conta com uma programação de curtas metragens, que serão apresentadas num espaço invulgar, em pleno montado, bem como, com a participação da GORILLA FILMES, que organizará workshops de pin hole e time lapse.

E porque SAFIRA é um festival dedicado também aos mais novos, a programação infantil inclui performances de ALDARA BIZARRO, MALA AVIADA, ERA UMA VEZ… MARIONETAS, MIGUEL HORTA, e CARLOS MARQUES.

O Safira ’12 lançou ainda uma série de desafios criativos a Rui Catalão, Tonan Quito, Paula Diogo, Tiago Rodrigues e Cláudia Gaiolas, que irão interpretar várias performances, que completam a programação.

As Conversas em Safira irão debater temas relacionados com a sustentabilidade da paisagem. ANTÓNIO MIRA organizará uma apresentação sobre a “Descodificação da fauna e flora dos sítios de Cabrela e Monfurado” e MIGUEL CARRELO refletirá, com os seus convidados, sobre “Novas utilizações das paisagem”.

Safira ’12 | FESTIVAL DE ARTES NA PAISAGEM
13, 14 e 15 de julho 2012
Safira (entre Vendas Novas e Montemor-o-Novo)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This