showroom

SHOWROOM

A mais recente criação de Manuela Ferreira e Rita Morais, Showroom, estará em cena de 27 de maio a 3 de junho, em Guimarães, seguindo depois em digressão.

Showroom é um espetáculo site-specific que acontece numa loja showroom de cozinhas, num exercício de (re)montagem cénica de memórias que emergem de imagens do cinema.

Este espaço não convencional é habitado por uma performer solitária que dá corpo e interpela os múltiplos significados de uma coleção de variadas
representações da mulher no espaço da cozinha. A partir da convocação do imaginário cinematográfico enquanto material dramatúrgico e iconográfico, esta escrita visual desmonta, contradiz e complexifica o lugar da mulher no mundo, dissecando estereótipos e ensaiando renovadas leituras.

Os espectadores assistem à performance no exterior da loja, enquanto escutam pelos auriculares uma composição sonora que cria tensões de significado entre a ação teatral, aquilo que se vê e o que se escuta, desconstruindo desta forma a ilusão testemunhal das imagens.

Enquanto objeto performativo, investiga também a performatividade do espaço público, como inusitado dispositivo de encontro considerando não só o espectador avisado como o espectador ocasional fruto da própria vivência da cidade.

Showroom tem estreia marcada na loja DL Cozinhas, em Guimarães, de 27 de maio a 3 de junho, todos os dias, às 21h30.

Ficha artística

Criação Manuela Ferreira e Rita Morais
Conceção e encenação Manuela Ferreira
Interpretação Rita Morais
Desenho sonoro e sonoplastia Rolando Ferreira
Desenho de luz Ricardo Santos
Produção Cláudia Teixeira
Comunicação Catarina Freire
Registo vídeo Eva Ângelo
Fotografia José Caldeira
Olhar exterior Eliška Houserová
Apoios e parcerias Câmara Municipal de Guimarães, Fundo de Fomento Cultural, DL Cozinhas, Cineclube de Guimarães, Universidade do Minho, Associação Convívio, Rubia, Cor de Tangerina

Duração 60 minutos

Digressão

2º semestre 2022 (datas a definir)
– Associação Cultural Exlímite – Madrid
– Sala Ártika – Vigo
– Universidade de Málaga
– Centro Dramático Galego – Santiago de Compostela



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This