“AS DIMENSÕES DO DESIGN – COLEÇÃO DE 100 MINIATURAS DE CADEIRAS”

No dia 31 de Maio, a loja A Linha da Vizinha em parceria com o Vitra Design Museum acolhe a inauguração da exposição “As Dimensões do Design – Coleção de 100 Miniaturas de Cadeiras”. Esta exposição centra-se na Coleção de Miniaturas de Cadeiras, criada em 1992 e construída a partir do acervo do Vitra Design Museum. Compreendendo 100 modelos de nomes iconográficos do design e protótipos de cadeiras clássicas, de 1800 a 1990, a exposição ilustra o desenvolvimento de cada uma das miniaturas que fazem parte da coleção, desde o primeiro esquisso até ao produto final e sua aplicação.

Interessa ainda salientar a forma como A Linha da Vizinha, cuja identidade corporativa se centra no desenvolvimento de projetos, comercialização e divulgação de mobiliário contemporâneo, consubstancia a realização desta exposição nas suas próprias instalações, um espaço não convencional de natureza museológica. O princípio subjacente que dá luz ao estabelecimento desta parceria criativa é a extraordinária relevância de uma exposição, inédita em Portugal no seu conjunto e que já correu as cidades e museus mais importantes do mundo, bem como o papel que a Vitra e o Vitra Design Museum têm desempenhado no panorama internacional do design.

O público poderá assim debruçar-se sobre a importância da linguagem metafórica da cadeira, ao longo da história. Na dialética entre forma, função e uso e no modo como a cadeira assumiu um papel fundamental e iconográfico na história do design, esta exposição reflete a fantasia, a simbologia e as referências e práticas inerentes a um objeto repetidamente interpretado por tantos designers e arquitetos. A cadeira é o arquétipo da casa e do escritório e a sua história contem informações fundamentais sobre o modo de vida em cada época e o modo de sentar e sentir desse tempo.

Paralelamente, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo – um polo museológico da Câmara Municipal de Lisboa, que dá a conhecer a evolução do design do século XX até à atualidade, acolhe igualmente peças nucleares em tamanho real que fazem parte do acervo do Vitra Design Museum e desta exposição, proporcionando ao público visitante diferentes abordagens.

Exposição “As Dimensões do Design – Coleção de 100 Miniaturas de Cadeiras”
31 de maio a 30 de junho
Local: Loja A Linha da Vizinha
Morada: Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 27 – A
Campolide – 1070 Lisboa
Informações e marcação de visitas: +351 213 825 355



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This