Sony Xperia Z5 Compact

Sony Xperia Z5 Compact

Compacto sem comprometer

Os novos modelos do smartphone da Sony já se encontram disponíveis no mercado nacional. Esta nova iteração mantém a mesma linha diferenciadora que a Sony já acostumou os seus clientes tanto ao nível do design como nas características muito próprias de ligação com outros dispositivos Sony. O novo Xperia Z5 surge em três “versões”: Premium (o primeiro smartphone com ecrã 4K), “Normal” e Compact. Tivemos oportunidade de experimentar a versão Compact do novo Xperia que, embora sendo a versão menos “potente”, partilha muitas das funcionalidades que caracterizam esta nova versão do Xperia.

A verdade é que nem todos gostam de telefones grandes e faz todo o sentido existirem opções para todos os utilizadores. Com as medidas de 127 x 65 x 8,9 milímetros e pesando 138g este modelo “Compact” apenas é um pouco mais “grosso” face ao seu irmão mais velho, o Xperia Z5. Os “cantos” foram arredondados tornando o manuseamento deste dispositivo muito confortável. As 4,6 polegadas do ecrã permitem uma utilização natural das funcionalidades do smartphone sendo possível aceder praticamente a qualquer local do ecrã apenas com uma mão.

Estas opções de design, embora sejam claramente muito úteis e vão evitar muitas quedas e amargos-de-boca, retiram algum do look & feel premium dos anteriores modelos Xperia. Na traseira a Sony optou pela utilização de um vidro fosco ao contrário do que acontece no modelo Compact anterior onde o vidro é transparente. Na parte superior do lado esquerdo, surge o logotipo da Xperia gravado, e na parte inferior existe uma aba selada que dá acesso às slots de cartões SIM (Nano-Sim) e microSD (até 200GB). Na parte direita do equipamento existe um botão dedicado para a câmara, logo abaixo o controlo do volume, e por último o botão on/off com uma grande novidade que vem disponível agora na gama “Xperia Z5”, um sensor de impressão digital que permite desbloquear o telefone. Esta é a primeira experiência da Sony na implementação desta tecnologia e o seu funcionamento, estando ainda longe da perfeição, é bastante semelhante a outros dispositivos Android. A sua configuração é bastante simples e o posicionamento do sensor no botão on/off é perfeito.

Sony Xperia Z5 Compact

Sony Xperia Z5 Compact

Sendo um equipamento com a categoria IP68 o Sony Xperia Z5 Compact é à prova d’água e poeiras, sendo que segundo a Sony a porta USB e o headphone jack são os únicos pontos abertos resistentes a água. Assim não é aconselhável mergulhar o smartphone mas podem ficar descansados em relação a pingos de chuva.

Em relação à performance fiquei um pouco desiludido. Embora “no papel” as especificações técnicas sejam fantásticas – chipset Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810; CPU 64bits octa-core (Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e Quad-core 2 GHz Cortex-A57); GPU Adreno 430; 32 GB de armazenamento e 2 GB RAM – sente-se algum lag, mesmo que mínimo, em algumas tarefas, nomeadamente a abrir determinadas aplicações e a câmara onde qualquer segundo perdido pode resultar em não tirar “aquela” fotografia. Contudo nas tarefas diárias mais comuns o Sony Xperia Z5 Compact porta-se bastante bem e até mesmo em jogos um pouco mais puxados.

O Xperia Z5, vêm com a versão do Android 5.1.1 e com a implementação da Sony, que é bastante simples e quase semelhante ao Android Stock (default Google). No entanto a Sony (à semelhança de outros fabricantes) pré-instala um conjunto de aplicações, algumas das quais completamente inúteis para o utilizador, nomeadamente as provenientes de “terceiros” como o AVG (antivírus) ou o Amazon Market. As aplicações da Sony, embora sejam em demasia, fazem sentido estar presentes num smartphone da marca, contudo, para uma maior transparência com os utilizadores/clientes, a opção de instalar determinada aplicação deveria passar sempre pelo utilizador, isto é, ao ligar o smartphone pela primeira vez deveria ser apresentada uma lista de aplicações disponíveis e seria o utilizador a tomar a decisão da sua instalação. Por exemplo, a aplicação da PSN faz todo o sentido para quem tem uma Playstation mas não devia estar disponível para quem não possui a consola. Felizmente que o Xperia Z5 Compact tem 32GB de espaço pelo que a existência destas aplicações não tem praticamente qualquer impacto na utilização do smartphone.

Sony Xperia Z5 Compact

Como é hábito em todos os dispositivos Sony, a câmara traseira é bastante boa: sensor Exmor RS (muito rápido na focagem) com uns impressionantes 23 MP e uma abertura 1/2.3” com zoom 5 x, ISO 12800 Photo / 3200 Video, SteadyShot com capacidade de gravação de 4K. Os modos disponiveis também são excelentes bem como as configurações manuais. Contudo a qualidade das fotografias, embora seja muito boa, não é muito superior ao modelo “Compact” anterior. Na parte frontal a câmara sofreu um grande update apresentando agora 5.1MP o que permite tirar selfies com uma excelente qualidade. Uma última nota para o botão dedicado para a câmara, um must-have para quem usa bastante a câmara.

Embora seja o modelo mais “fraco” da nova linha Xperia, o Sony Xperia Z5 Compact é um excelente smartphone concebido a pensar em todos os utilizadores que pretendem um smartphone Android de última geração que cabe no bolso. O telefone está disponível em 4 cores – rosa, amarelo, branco e preto – o que pode ser como um indicador do posicionamento que a Sony pretende dar a este dispositivo. Com o Xperia Z5 Compact a Sony conseguiu, sem comprometer as mais valias da linha Xperia, criar uma alternativa muito válida para quem procura segurança, conforto e versatilidade.

Sony Xperia Z5 Compact

É possível adquirir o Xperia Z5 Compact por cerca de 450 euros desbloqueado.

PRÓS

– Design e manuseamento
– 32GB de memória com possibilidade de aumentar mais 200GB com cartão microSD
– Desbloqueio através de impressão digital

CONTRAS

– Alguns problemas de performance em multitasking e sobre-aquecimento
– Aplicações pré-instaladas em demasia



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This