Nokia Lumia 1520

Nokia Lumia 1520

A grande aposta da Nokia

Quando a Samsung lançou o primeiro Galaxy Note a imprensa especializada e os consumidores rapidamente criticaram a aposta da gigante sul coreana com a justificação (entre muitas outras) que “ninguem estava interessado em fazer figura de parvo a fazer uma chamada com um telefone daquele tamanho ao ouvido”. Passaram os anos, o tamanho médio do ecrã de um telefone aumentou gradualmente e neste momento todos os fabricantes (incluindo a Apple), têm no mercado dispositivos com um ecrã de 5,5 polegadas. A era dos phablets veio para ficar e a sua popularidade pode ser facilmente explicada pelas dezenas de outras funcionalidades que um smartphone com essas dimensões permite efectuar, perdendo efectivamente na sua portabilidade. O Nokia Lumia 1520 é o phablet com Windows Phone disponivel no mercado e nós tivemos oportunidade de o experimentar.

É dificil descrever o Nokia Lumia 1520. Sendo obviamente enorme (6 polegadas de ecrã), após o impacto inicial a sua utilização não é desconfortável (caso não tenha mãos pequenas pois nesse caso é praticamente impossível). Este facto deve-se clarametente ao design do dispositivo e materiais utilizados que a Nokia nos tem vindo a acostumar nos modelo Lumia. O ecrã LCD é simplesmente maravilhoso. Com uma resolução Full HD (1920 x 1080) e 368 ppi de pixel density, as cores são vibrantes e o texto claro, tornando-se num verdadeiro e-reader. O processador Qualcomm, Quad-core 2.2 GHz e os 2 GB de RAM são mais do que suficientes para ter uma experiência super fluida no já bastante “leve” sistema operativo da Microsoft.

Nokia Lumia 1520

Devido ao seu tamanho, o Lumia 1520 é o melhor dispositivo com Windows Phone para jogar, ler e ver filmes. Excluindo o excelente software da Nokia (mapas, música, etc) e o Microsoft Office, a loja da aplicações da Microsoft continua a deixar muito a desejar tanto em quantidade como na qualidade das aplicações. Se é verdade que a grande maioria das principais aplicações já se encontra disponivel para a plataforma, também é verdade que a experiência de utilização é muito diferente. Este problema poderá ser mesmo determinante para o sucesso do sistema operativo que, sendo o terceiro com mais utilizadores no mercado, tem ainda muito a palmilhar. Os últimos desenvolvimentos lançados com o Windows Phone 8.1 são bastante significativos (a existência de uma central de notificações é fundamental) mas estão longe de serem suficientes para a Microsoft ser uma verdadeira alternativa para quem já é utilizador Android ou iOS.

Nokia Lumia 1520

Com o Lumia 1020 a Nokia elevou o patamar dos cameraphones para um nível praticamente inatingível. A opinião da imprensa especializada é praticamente unânime em relação à qualidade e versatilidade da câmara, especialmente em condições com pouca luz. Embora a câmara do Lumia 1520 não seja a mesma (fica-se pelo 20MP), partilham muitas especificades, particularmente a tecnologia PureView, a lente Carl Zeiss, a estabilização óptica da imagem e o duplo led de flash. A qualidade das fotografias é realmente extraordinária. Se por um lado o peso e tamanho do telefone não são os ideais ao nível da portabilidade, a verdade é que dá muito jeito ter um “viewfinder” com 6 polegadas .

Nokia Lumia 1520 - Sample Shot

Nokia Lumia 1520 - Sample Shot

Nokia Lumia 1520 - Sample Shot

 

Se está à procura de um telefone grande com um sistema operativo muito rápido, simples e com uma excelente camera, então este Nokia Lumia 1520 poderá ser a solução. Super robusto, com um desempenho extraordinário, este será provavelmente o melhor dispositivo Lumia existente no mercado. Os jogos X-Box garantem também horas de divertimento. Contudo precisa literalmente ter “deep pockets” porque este telefone não está ao alcance de todas as bolsas (à venda desbloqueado por perto de 700 euros) nem cabe no bolso das calças (muito menos no bolso da camisa).

PRÓS

– Excelente câmera, no seguimento do Lumia 1020
– Enorme autonomia devido à bateria de 3400 mAh e à “leveza” do sistema operativo
– Tamanho e desempenho ideal para jogos e filmes

CONTRAS

– Dificilmente cabe no bolso das calças
– Um pouco pesado
– As aplicações existentes no mercado ainda deixam muito a desejar
– Preço



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This