Sony Xperia Z tablet

Sony Xperia Z tablet

O melhor tablet Android do mercado

Ainda sou do tempo em que a Sony era sinónimo de “topo de gama”. Na década de 90 quando se queria comprar uma televisão existiam duas hipóteses: uma Sony ou uma outra qualquer. Cresci com produtos Sony, desde a televisão ao Walkman, passando pelo VHS, Discman e Minidisc. 2013 é um ano muito importante para a marca nipónica com o lançamento de produtos em praticamente todas as divisões da empresa, particularmente na vertente mobile onde procuram esquecer a má experiência da parceria com a Ericsson no branding dos dispositivos. A linha Xperia deste ano espelha uma marca que parece ter encontrado a linha onde quer desenvolver os seus produtos e de um momento para o outro tudo parece fazer sentido outra vez. O Xperia tablet Z é um desses produtos.

Sejamos honestos. Se no mercado dos smartphones a Apple claramente tem concorrencia à altura, no mercado de tablets a diferença entre a gigante americana e todas as outras marcas é ainda bastante grande. As diferenças não se encontram no hardware mas sim nas aplicações e na experiência de utilização. Dito isto a “real” competição está no mercado de tablets Android onde existem muitos players e encontra-se completamente por definir. Neste mercado o Xperia tablet Z é o melhor dispositivo que já tive oportunidade de experimentar.

Sony Xperia Z tablet

DESIGN

A primeira impressão ao abrir a caixa da Sony é fantástica. Preto, super fino (6,9 mm), leve (495 gramas) e muito elegante o Xperia tablet Z tem o look & feel de um objecto premium, encaixando na perfeição no posicionamento da Sony neste segmento de mercado e fazendo um par perfeito com o smartphone Xperia Z. Todas as portas estão protegidas (para ser possível colocar em água, ver uns parágrafos abaixo). O Xperia Tablet Z possui extremidades arredondadas e superfícies suaves e refletoras em todos os lados. A Sony chamou a esta caracteristica de OmniBalance: “equilibra a tecnologia e o design, permitindo que mergulhe de tal forma no conteúdo que o hardware até desaparece”.

Com 10,1 polegadas, o ecrã do Xperia Z é sublime. Criado pelos responsáveis pelos televisores BRAVIA®, o Xperia Tablet Z traz os conhecimentos da Sony para um tablet de alta definição. O brilhante visor Reality Display de 10,1″ possui a tecnologia Mobile BRAVIA® Engine 2. Em resumo: a imagem é muito, muito boa e as cores são vibrantes.

Sony Xperia Z tablet

Este tablet vem equipado com uma câmara traseira de 8,1 Megapíxeis com zoom digital 16x e câmara frontal de 2,2 megapíxeis (1080p) o que é extremamente positivo nomeadamente para chamadas de video.

CONECTIVIDADE & SISTEMA OPERATIVO

Uma das principais apostas da Sony com a linha Xperia e é a conectividade. Para além da óbvia ligação entre o smartphone e tablet, é possível conectar este dispositivo com televisões BRAVIA ou outros acessórios Sony de uma forma bastante simples.

Não possui nenhum dispositivo Sony com essa caracteristica? A Sony indica que este é o tablet com mais opções de conectividade do mundo. Não andei a contar as dos outros mas que este tem bastantes, isso não existe qualquer dúvida.

Sony Xperia Z tablet

Para além de todas estas opções o Xperia Z tablet recebe um cartão SIM e está preparado para aceder à rede 4G nacional.

O desempenho deste tablet é notável e não tivémos qualquer problema a executar alguns dos jogos mais exigentes existentes na Play Store ou no visionamento de filmes FULL HD. A sua utilização é fluída e a única nota negativa está relacionada com a elevada sensibilidade “ao toque” do ecrã. Por exemplo no browser quando pretendia fazer scroll acabava por clicar num link.

É caricato mas a verdade é que o calcanhar de aquiles do tablet da Sony é algo que é proprietário da Google. Se nos smartphones o sistema Android está maduro e já é bastante fácil de utilizar tanto por um poweruser como por um utilizador esporádico, a verdade é que nos tablets ainda existem muitas “pontas soltas” que são necessárias limar. É de salutar a vertente “aberta” do sistema operativo mas num dispositivo que está marcadamente “apontado” para um mercado premium seria preferivel controlar a experiência de utilização. A possibilidade de cada aplicação ter uma forma de funcionar diferente pode confundir muitos utilizadores e a quantidade de aplicações que não estão preparadas para tablet ainda é bastante significativa, principalmente as portuguesas (jornais e revistas principalmente).

À PROVA DE TUDO

“Tudo” será um exagero. O Xperia Z não é à prova de bala e também não experimentem deixá-lo cair de um terceiro andar. Em conformidade com as certificações IP5/7 e IP5X, o Xperia Z está protegido contra a entrada de poeiras e é resistente à água. Desde que todas as portas e tampas estejam devidamente fechadas, o tablet está protegido contra jatos de água de baixa pressão de todas as direções e/ou pode ficar submerso num metro de água doce durante até 30 minutos. Embora o Xperia X “saiba nadar”, não é possível utilizá-lo debaixo de água.

Esta característica dos dispositivos Xperia Z (o smartphone também é waterproof) não só é uma excelente manobra de marketing (cada vez é mais dificil captar a atenção da imprensa e dos consumidores) como acaba também por ser útil nem que seja pela inevitável preocupação que existe sempre quando se junta H2O a qualquer equipamento electrónico. Com este tablet é possível estar a ver um video num banho de imersão ou até mesmo ler dentro de um jacuzzi. Se não encontrarem utilidade nesta caracteristica então necessitam rapidamente de rever as vossas prioridades.

Sony Xperia Z tablet

CONCLUSÃO

A Sony parece que finalmente encontrou o seu rumo. Com uma enorme experiência em diversas áreas de entretenimento é importante utilizar essas mais valias nos produtos criados. Durante os últimos anos parecia que cada divisão trabalhava sozinha e para além da importante partilha de tecnologias, não era possível disponibilizar ao consumidor um verdadeiro ecossisistema. Não sendo ainda perfeito, surgem algumas pistas dessa intereacção que se espera ser cada vez maior com o lançamento de novos produtos como a PS4.

O Xperia Tablet Z é o melhor tablet Android que tive a oportunidade de experimentar. Partilhando as mesmas especificações com a concorrencia directa o tablet da Sony destaca-se principalmente pelo seu Design e experiência de utilização. Um produto premium digno da marca Sony.

O Xperia Tablet Z está disponível em duas cores (branco e preto) e nas versões de 16 e 32 GB a partir de 499 euros.

 

PRÓS

– Design premium
– Câmara frontal de 2,2 megapíxeis (1080p)
– Ecrã maravilhoso
– Várias opções de conectividade e 4G

CONTRAS

– Android em tablet ainda precisa de alguns retoques
– O ecossistema Sony necessita de ser mais atractivo
– A não existência de uma porta HDMI



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This