UM DIA OS RÉUS SERÃO VOCÊS: O JULGAMENTO DE ÁLVARO CUNHAL NO TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE

No próximo dia 25 de Abril, estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, a peça Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal, com Luís Vicente no papel de Álvaro Cunhal. A peça, uma ideia original de Joaquim Benite e com dramaturgia de Rodrigo Francisco, estará em cena de 25 a 28 de Abril, na Sala Principal do TMJB. No centenário do nascimento de Álvaro Cunhal (1913-2005), a Companhia de Teatro de Almada cria um espectáculo baseado na defesa que o líder comunista apresentou para si próprio no tribunal que o julgou entre 2 e 9 de Maio de 1950, uma contundente acusação à ditadura fascista, cuja actualidade não pode deixar de assombrar-nos.

Na sua intervenção em tribunal, Cunhal ataca as políticas seguidas pelo governo de Salazar, quer no que toca ao contexto nacional, quer no que diz respeito à política internacional, numa época em que se assistia à ascenção da influência dos EUA na Europa e no Mundo.

Por essa altura agravava-se também a repressão contra o movimento comunista português – a PIDE assassina Militão Ribeiro a 2 de Janeiro de 1950; José Moreira a 23 de Janeiro; Alfredo Lima a 4 de Junho; e Carlos Pato a 26 de Junho. Este espectáculo é também uma homenagem às mulheres e homens que dedicaram a vida à defesa da Liberdade, para que fiquem preservados na nossa memória, e na dos que vierem depois de nós.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This