Zelensky – O Herói Improvável, de Andrew L. Urban e Chris Mcleod
Volodymyr Zelensky e a política da coragem.
A invasão russa da Ucrânia, a 24 de Fevereiro de 2022, forçou milhões de pessoas a fugir, inesperadamente, de suas casas, causou milhares de mortos e feridos (incluindo muitos civis), e deixou um povo inteiro sujeito aos crimes de guerra russos. É uma situação de pesadelo para um responsável político.
Na “berlinda”, ficou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Em 2015, Zelensky era um dos humoristas mais populares da televisão ucraniana, o herói da série Sluga Naroda, ou Servo do Povo, no papel de um professor de História que se torna presidente da Ucrânia
com um discurso inflamado contra a corrupção. A carreira política levou-o a transformar a ficção em realidade: foi eleito presidente a 21 de abril de 2019, com uma vitória esmagadora – 73% dos votos – sobre o anterior presidente, Petro Poroshenko.
“Quando nos estiverem a atacar, verão as nossas caras, não as nossas costas”, disse ferozmente Zelensky antes do início da invasão russa. Confrontado com o poder muito superior das tropas de Putin, o presidente ucraniano não vacilou. Quando os norte-americanos lhe ofereceram uma hipótese de fuga, proferiu uma resposta digna de filme de ação – “preciso de munições, não de uma boleia!”. Zelensky é a prova viva de que um
homem corajoso pode fazer a diferença, mesmo com todas as probabilidades contra ele. Zelensky – O Herói Improvável (Ideias de Ler, 2022) traz-nos uma análise atenta das diferentes vertentes da guerra. Os autores focam-se em diversos aspetos, desde o impacto das redes sociais à desastrada desinformação da Rússia, passando pela reação da comunidade internacional e pelo efeito das pesadas sanções. O percurso pessoal e político
do presidente ucraniano também é retratado, algumas vezes em oposição ao seu Némesis, Vladimir Putin.

“Mais do que os seus repetidos apelos ao Ocidente”, escreve-se sobre Zelensky, “foram os vídeos dele como um «homem da rua», literalmente num momento em que a rua representava um perigo de morte, que revelaram um caso claro de a ocasião a fazer o homem”.
Os vídeos fizeram mais do que granjear apoio político e militar para a Ucrânia. Tornaram-se uma espécie de manifesto em episódios – uma cartilha de apoio à democracia liberal, em oposição à autocracia de Putin. Dia a dia, Zelensky continua a chamar o mundo à razão, personificando a razão de ser da democracia no mundo moderno.
Também por isso, o livro de Andrew L. Urban e Chris McLeod é de leitura essencial para quem quer compreender o difícil momento que atravessamos na história mundial, e quem é o homem no olho do furacão.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados