27ª Moda Lisboa

Primavera/Verão 2007. Moda Leve para o tempo quente.

O dia 12 de Outubro foi o escolhido para o arranque da 27ª Moda Lisboa, que nos apresenta as tendências para a Primavera/Verão de 2007. Branco, preto e verde são as cores que deverão assumir-se no ano que vem.

Dino Alves foi o primeiro designer a apresentar a sua colecção, que se pautou pela sua já conhecida excentricidade, imbuindo as suas peças futuristas com muita cor.

Filipe Faísca apresentou uma colecção precisamente com as três cores das tendências para 2007, com modelos casuais, que se aplicam tanto ao dia como à noite. Para o fim uma aparição diferente. Filipe Faísca optou por desfilar em conjunto com uma cabeleira loura, que a muitos não passou no entanto despercebida.

Quanto a Miguel Viera, optou, acima de tudo, pelo branco e presenteou-nos mais uma vez com uma colecção sóbria, sem descurar o já conhecido glamour das suas peças.

Katty Xiomara é já também uma querida designer do público Português, que mais uma vez apresentou peças leves, para um eventual Verão quente, com tecidos em tons de branco e verde, que fazem apetecer que o calor volte bem mais rapidamente.

Para o fecho, uma estilista Brasileira convidada. Glória Coelho, que nos deixou também tendências em tons brancos, verdes e pretos. Só foi pena alguns a terem visto pouco, apenas com um aceno à entrada da passerelle, no fim da apresentação. Se calhar porque era mesmo essa a sua intenção: evidenciar o seu trabalho.

O segundo dia foi mais uma oportunidade para apreciar mais algumas criações, onde sem dúvida a colecção de Alves/Gonçalves marcou o último desfile.

abriu este dia com uma colecção que ficou marcada pela muita leveza das suas peças.

Osvaldo Martins foi o segundo designer, que optou por algo de diferente em tons de azul, e por ir vestindo os modelos à medida em que o desfile ia decorrendo.

Alexandra Moura optou por alguns vermelhos e brancos, cinzentos e alguns pretos. Um desfile igualmente leve com modelos casuais e agradáveis.

De seguida dever-se-ia ter assistido ao desfile da colecção de Lion of Porches que foi entretanto cancelado.

Para o fim, a cereja no topo do bolo. A dupla Alves/Gonçalves, prepararam uma colecção nas futuras instalações da Moda Lisboa, onde não faltou o glamour das peças destes já aclamados designers que conseguem sempre nos surpreender com as suas colecções.

O ambiente foi quente, com modelos com bastante cor, tecido com relevo, em peças em tons de azul, branco, vermelho e preto.

Dia 14, terceiro dia, pautou-se pela volta do designer Nuno Gama depois de dois anos ausente da Moda Lisboa. No seu desfile apresentou-nos uma mistura do cosmopolitismo e roupas inspiradas nas fardas da marinha num estilo elegante e requintado. Esta ideia desmistifica um pouco a rigidez de certas modas, tornando-as mais descontraídas e menos formais.

A colecção de Ricardo Dourado/LAB, escolheu os tons pastel, castanho e dourado, salientando os sapatos de cunha de verniz, revestidos com uma espécie de asas. Foi um desfile leve e casual, também ele com peças adaptáveis ao dia e à noite.

Ricardo Preto/LAB, pautou-se por beges, brancos e cinzentos, tendo alguns dos modelos máscaras, o que deu ao desfile um certo tom de mistério e magia. Para o fim um vermelho esvoaçante que deu um tom alegre e glamoroso à sua colecção.

A marca Lanidor também marcou presença, com os seus modelos leves para os dias de Verão mais quentes e noites mais frescas. Tons de branco e azul foram os escolhidos. Os acessórios também não faltaram, como malas e chapéus, muito ao estilo Lanidor.

De seguida José António Tenente, com uma moda muito a seu estilo, misturou o casual com o mais formal, numa colecção intemporal com modelos requintados em tons brancos e beges misturando frases estampadas sobre música. Para o fim, um vestido com muito brilho, ao estilo de Hollywood, com uma saída diferente, apresentando modelos femininos e masculinos em pares, como para a saída para uma grande festa.

Luís Buchinho escolheu para tema da sua colecção os anos 50/60, onde pudemos ver modelos com muita atitude. O designer quis relembrar as grandes décadas onde se começou a inovar na roupa, na maneira de estar e onde não puderam faltar os boleros e as saias largas, com variados drapeados.

As cores escolhidas por Luís Buchinho, foram branco, preto, rosas, bege e prata e marinho.

A finalizar da melhor maneira, Ana Salazar, com a sua exuberância.

A designer escolheu o algodão, as sedas estampadas, rendas e tules recortados, provocando um dinamismo e um contraste com grandes e lindíssimos acabamentos. As cores escolhidas por Ana Salazar foram o branco, cru e o negro, misturados com pastéis.

O último dia chegou, com colecções que igualmente nos trouxeram algo de inovador.

Os primeiros a apresentar a sua colecção foram Lara Torres/LAB, Aforest-Design/LAB, e Aleksandar Protich /LAB com cores e tecidos leves, que cada vez mais fazem do Verão uma festa.

Lidija Kolovrat é a designer que se seguiu. Nasceu em 1962 na Bósnia, estudando realização de cinema e posteriormente Design de Moda na Escola Superior de Design Têxtil e Moda, em Zagreb.

Apresentou uma moda em que o branco e o preto predominou. Este foi um desfile de moda masculina muito casual com camisas em tecidos leves e calças confortáveis para o dia-a-dia.

Nuno Baltazar escolheu os tons beges, preto e alguns vermelhos para a sua colecção. Uma mistura de dia e noite, com peças leves, frescas e descontraídas com acessórios em verniz. Para o fim, o designer apresentou-se com uma t-shirt do seu colega José António Tenente.

A finalizar, a designer Maria Gambina apresentou uma moda de uma forma geral colegial, com as modelos penteadas, com uma espécie de cabelos naïfs. A sua colecção apresentou-se dividida por duas fases. Uma primeira em que o preto imperou com vestidos com cortes menineiros, alguns deles contendo transparências. A segunda pautou-se por vestidos frescos em tons de branco, tendo os fundos tonalidades de azul, verde e alaranjado. As sandálias com meias acrescentaram a esta colecção um ar bastante confortável.

A próxima mostra será em Março de 2007, onde poderemos apreciar as tendências para a colecção de Inverno 2007/2008.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This