carro_ar_condicionado

Conhece estas informações sobre ar condicionado no carro?

Quantas vezes foi em passeio e o ar condicionado lhe permitiu uma viagem mais confortável? Viagens mais quentes nos dias frios e mais frescas em dias quentes são o resultado.

Embora o ar condicionado seja um excelente apoio nas viagens de carro, muitos condutores esquecem-se da manutenção e dos cuidados necessários durante o seu uso. Portanto, conte-nos, tem usado dicas para manutenção do aparelho?

Caso tenha dúvidas, deixamos algumas informações que vão permitir o uso do ar condicionado de forma correta.

 

1. O sistema deve ser usado com frequência

O ar condicionado, quando não usado com frequência, pode acumular pó e levar ao crescimento de fungos e bactérias. O resultado, quando usar o aparelho, é a má qualidade do ar dentro do carro e o odor desagradável.

Tendo estas informações em mente, use o ar condicionado do seu carro, pelo menos, 10 a 20 minutos por semana. Aliás, caso queira prolongar a vida do aparelho, deve usá-lo, no mínimo, 15 minutos por mês, todos os meses.

Durante o inverno, por diversas razões, os condutores não ligam o ar condicionado do carro. Isso pode resultar no mau funcionamento do aparelho no futuro. Portanto ligue-o algumas vezes por mês e deixe-o a funcionar durante alguns minutos.

2. Se o carro ficar estacionado muito tempo sob o sol, tome cuidados extra

Quando o carro fica muito tempo sob o sol, deve tomar alguns cuidados antes de usar o ar condicionado.

O primeiro cuidado é abrir os vidros e portas antes de sequer ligar o carro. Após alguns segundos, pode iniciar a marcha, mas ainda com os vidros abertos. Quando o ar quente (o típico “abafado”) sair todo, pode ligar o ar condicionado do seu carro.

3. E se o carro estiver parado, os cuidados também são necessários

Um carro parado durante um longo período precisa de manutenção para que não deixe de funcionar. Um dos principais focos dessa manutenção é a bateria.

Recomenda-se que uma vez a cada 15 dias tome o cuidado de colocar o carro a funcionar; dê uma volta de, no mínimo, 5 km. Durante esta volta, o ar condicionado deve ser ligado para garantir o seu bom funcionamento no futuro.

4. O consumo vai subir com o ar condicionado

Muitos têm dúvidas e a verdade é que o ar condicionado, efetivamente, influencia o consumo do combustível. O aumento no consumo varia consoante cada marca e modelo; as informações quanto ao consumo do seu carro estarão, à partida, no manual do veículo.

Claro que algumas marcas tentaram melhorar essa questão do consumo, portanto, caso pretenda instalar o ar condicionado no seu carro, comece por fazer uma comparação entre as opções existentes. No website lojapecasauto.pt pode encontrar algumas informações.

5 Nunca ligue o carro com o ar condicionado ligado

Ligar o carro com o ar condicionado ligado pode prejudicar não só o aparelho, mas também o próprio carro; a bateria, por exemplo, irá sentir as consequências.

Quando liga o carro, a bateria necessita de uma determinada carga elétrica. Se tentar ligar o carro com o ar condicionado ligado, o nível de carga elétrica necessário irá subir; o resultado será a diminuição da vida da bateria.

6. A higienização é necessária

Existem diversos produtos disponíveis no mercado que ajudam na higienização do ar condicionado. Pode, inclusivamente, visitar um profissional periodicamente para manutenção.

Além do uso dos produtos, deve limpar o filtro e trocá-lo, pelo menos, uma vez por ano ou a cada dez mil quilómetros. Veja as recomendações do fabricante.

7. Em alguns casos, viajar de janela aberta é mais benéfico

A grande pergunta é: deve viajar de janela aberta ou com o ar condicionado em funcionamento? Depende do caminho.

Em cidade, por exemplo, fica mais barato deixar os vidros abertos, principalmente a nível de consumo de combustível. No entanto, caso a viagem seja longa, ligar o ar condicionado irá permitir uma viagem mais confortável.

8. Desligue o ar condicionado antes de chegar ao destino

Poucos sabem disto, mas é importante desligar o ar condicionado 5 a 10 minutos antes de chegar ao seu destino. Este cuidado irá reduzir a proliferação de fungos dentro do sistema.

9. Por último, esteja atento a comportamentos anormais do ar condicionado

Esta é regra geral para qualquer aparelho eletrónico. Esteja atento a quaisquer barulhos estranhos, a poças de água frequentes debaixo do carro, entre outros sinais; caso detete alterações, fale com um especialista.

 

Colocando estes cuidados em prática, conseguirá aumentar o tempo de vida do seu ar condicionado.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This