Fernando Lopes, um rapaz de Lisboa: biografia sobre a vida e a obra do realizador português

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresentou ontem o livro Fernando Lopes, um rapaz de Lisboa, uma biografia escrita por Jorge Leitão Ramos sobre um dos mais notáveis realizadores de cinema português. A apresentação esteve a cargo de António Loja Neves e decorreu na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), parceira desta iniciativa. Conhecendo Fernando Lopes há mais de 30 anos, o autor compôs uma biografia que versa sobre a vida, a obra e a receção contemporânea do realizador. Fernando Lopes, um rapaz de Lisboa faz assim um levantamento de histórias e factos da sua vida, desde os primeiros anos, e da sua filmografia, descrevendo todas as fichas técnicas e incluindo cartazes e imagens das filmagens.
Fernando Lopes era o maior cineasta de Lisboa que alguma vez o cinema português teve”, refere Jorge Leitão Ramos, acrescentando que para escrever esta biografia “fui aos meus arquivos, à minha memória, revi os filmes, falei com algumas pessoas e tentei um trabalho onde a vida, a obra e a sua receção contemporânea fossem o essencial.

Esta é uma edição em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e é o primeiro título da coleção “Biografias de Autores Portugueses”, que visa biografar autores portugueses das várias áreas da criação literária e artística.

 

Fernando Lopes, um rapaz de Lisboa

Autor: Jorge Leitão Ramos

Editora: INCM

PVP: € 22,00



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This