rdb_umbigoptreport_header

Ary dos Santos na estação

Umbigo companhia de teatro deu o pontapé de saída no ciclo de teatro da agenda RDB para a Baixa-Chiado PT BlueStation.

O ciclo de teatro Rua de Baixo para a Baixa-Chiado PT BlueStation foi inaugurado pela companhia de teatro Umbigo, na terça feira, dia 6 de Novembro. A sua proposta consistiu na apresentação de vários excertos do espectáculo “Dizendo e Cantando Ary dos Santos”. Das 17h às 19h, Ary fez eco no túnel.

Quem por lá passou não ficou indiferente. As reacções foram diversas: desde a família que se sentou no chão para assistir ao espectáculo, ao senhor de cabelos grisalhos que percorreu o túnel sempre a olhar para trás, ao casal de namorados que foi despertado pela voz da Rita.

Houve quem seguisse caminho sem pestanejar, mas muitos foram aqueles que pararam para escutar as palavras, para ler o cartaz, para perceber o que se estava a passar. Os eventos já fazem parte do dia-a-dia do túnel e se é “fácil” surpreender quem por lá passa, o “difícil” é criar o hábito nas pessoas de entrarem na estação “só” para conhecerem o “menu”, a oferta cultural do dia.

Para quem conhece o túnel percebe que não é fácil prender a atenção de quem passa, por uns minutos que seja. As pessoas caminham apressadas e com um objectivo (O regresso a casa? O jantar que está para fazer? O amigo com quem se vai encontrar?) e nem sempre estão disponíveis para se deixarem espantar. E, quanto a nós, a companhia de teatro Umbigo foi bem sucedida, pois a sua performance é interactiva e apela muito ao olhar de quem passa. A par das palavras que ecoavam (ditas ou cantadas), a energia que os actores depositam em “palco” capta o olhar. E prendeu muitas das pessoas que, encostadas à parede, cantavam ou sorriam perante o Umbigo.

Não podemos deixar de agradecer aos Umbigos André Cruz, Ricardo Barceló, Rita Santana e Rogério Paulo por terem aceite o desafio com tamanho profissionalismo e alegria (contagiante!).

No que ao ciclo de teatro diz respeito, gostaríamos de vos convidar para conhecer o trabalho da bYfurcação | Instântaneos, já na próxima terça feira, dia 13. Sempre entre as 17h e as 19h. No túnel.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This