Panorama – 7ª Mostra do Documentário Português

PANORAMA 2013: Sessões de Abertura e Encerramento

Belarmino”, de Fernando Lopes é sessão de abertura do PANORAMA

Um ano após a morte de Fernando Lopes (28.01.1935-02.05.2012), o PANORAMA presta homenagem ao realizador e ao Cinema Novo e abre a 7ª Mostra do Documentário Português com o filme “Belarmino”, no dia 3 de Maio, às 21h, no Cinema São Jorge. A sessão conta com um especial e raro momento: uma breve atuação do Trio Hot Club de Portugal, composto por Manuel Jorge Veloso (bateria), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Justiniano Canelhas (piano), um dos primeiros conjuntos formados no Hot Club de Portugal e que aparece numa das cenas de “Belarmino”, filmada neste clube de jazz de Lisboa.

Considerada uma das obras-chave do Cinema Novo português, o filme, de 1964, retrata a vida do pugilista Belarmino Fragoso e é um marco na história do documentário em Portugal.

Sessão de Encerramento:

Almada-Negreiros, Vivo, Hoje”, de António de Macedo
27 Minutos com Fernando Lopes Graça”, de António-Pedro Vasconcelos
Sophia de Mello Breyner Andresen”, de João César Monteiro

Igualmente no âmbito da rubrica “Documentário no Cinema Novo”, a sessão de encerramento do PANORAMA tem lugar no dia 11 de Maio, às 21h, no Cinema São Jorge e é dedicada a um tema clássico do cinema documental, a biografia. Três documentários de 1969 – “Almada Negreiros, Vivo, Hoje”, de António de Macedo, “27 Minutos com Fernando Lopes Graça”, de António-Pedro Vasconcelos e “Sophia de Mello Breyner Andressen”, de João César Monteiro – que mostram as capacidades inovadoras de três (novos) cineastas que marcaram o Cinema Novo e a história do cinema em Portugal.

O PANORAMA – 7ª Mostra do Documentário Português, organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, realiza-se de 3 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e no Teatro do Bairro.

Páginas oficiais: www.panorama.org.pt / www.facebook.com/PanoramaMostra 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This