rdb_indie1322

Indielisboa 2013 – Destaques – Segunda-feira 22 de abril

Monthy Python juntos uma última vez

O início da semana é marcado pelos destaques da secção Cinema Emergente com três longas metragens. Às 16h45 no Pequeno Auditório da Culturgest, emWhen Night Falls, filme baseado em acontecimentos verídicos, Liang Ying capta o estado psicológico do protagonista envolvido num crime, através não de imagens do próprio crime mas de pequenas descrições, montagem de fotografias e cenas ficcionadas pelo realizador. Los Mejores Temas, de Nicolás Pereda, dá continuidade à linha ténue entre ficção e documentário, com o desconcertante regresso de um pai ausente que antecipa a sentença da mulher e do filho, abandonando-os de novo (às 19h00 no Cinema City Classic Alvalade, sala 1). O terceiro destaque, A Liar’s Autobiography, é uma incrível fusão de diversos estilos de animação, e conta a autobiografia ficcionada do inesquecível Graham Chapman, numa homenagem inventiva e delirante a um dos membros dos Monty Python, que o próprio afirma ser “ the best film I’ve been in since I died”, a não perder às 21h45, no Cinema City Classic Alvalade, sala 3. Ainda a ver no Cinema City Classic Alvalade, às 21h30, um documentário filmado por sete adolescentes que durante uma semana acompanharam as empregadas domésticas da sua família, entregando depois as imagens ao realizador. Doméstica, de Gabriel Mascaro (secção Pulsar do Mundo) apresenta-nos o jogo de equilíbrio entre a proximidade e a distância destas mulheres que têm também as suas próprias histórias para viver.

Histórias épicas, entre a ficção e o documentário

Sessões Especiais

Arrivederci Macau, de Rosa Coutinho Cabral, é um documentário que nos leva numa visita guiada pelo trabalho do arquitecto Manuel Vicente em Macau, a ver dia 28 de Abril às 16h30 na sala 3 do Cinema São Jorge. Os irmãos Miguel e João Manso põem em cena um poema sob uma jangada. Junta-se um grupo de amigos que partem numa homenagem que une gerações e evoca o espírito explorador dos descobrimentos. Bibliografia será exibido dia 25 às 15h30 na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São JorgeIgnasi Duarte regressa ao deserto de Montemor-o-Velho e filma misteriosa e apaixonadamente o dia-a-dia rural daquelas personagens. Um lugar que parece estar em harmonia, num certo caos onde a ordem não tem assim tanta importância, em Montemor. A longa metragem de Gonçalo Tocha, depois do anterior É na Terra não é na Lua, é um retrato da cidade berço da Nação, que parte da busca de novas origens e novos começos para a posteridade, numa colecção de ingredientes históricos que valoriza o presente. A não perder, Torres & Cometas, dia 26 às 19h00 no Grande Auditório da Culturgest.

As secção é também composta por quatro programas criados especificamente para o festival: um conjunto de curtas metragens filmadas em Lisboa por alunos das prestigiadas escolas de cinema suíças ECAL e HEAD; uma sessão dedicada à Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 constituída por três curtas metragens; uma carta branca ao festival Regard sur le Court Métrage au Saguenay que integra cinco novos filmes do Quebeque; uma homenagem a Patrick Jolley, com a apresentação de uma retrospectiva quase integral deste fundamental artista visual e cineasta irlandês, desaparecido em 2012.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This