sonar2019

Sónar 2019 | Antevisão

Musica, Criatividade e Tecnologia estão de volta a Barcelona.

O festival de música avançada de Barcelona, ao contrario do que é habitual, vai acontecer um mês mais tarde, nos dias 17, 18 e 19 de Julho.

Depois de ter batido todos os recordes de bilheteira na edição anterior, comemorativa dos 25 anos de existência. Estiveram, na edição de quarto de seculo, do festival culé 126.000 pessoas, distribuídas entre o Sonar by Day (64.000) e Sonar by Night (62.000). foram apresentadas 150 performances musicais e mais de 230 atividades no Sonar+D, a organização espera manter a senda de inovação e crescimento em 2019.

O formato da fiesta será o habitual. A parte diurna, Sonar by day, ocorre na Fira Montjuic, sendo aqui que se passa o supracitado Sonar+D. É um espaço internacional de conferências criativas e tecnológicas. Trata-se de uma plataforma onde profissionais da área da música, arte e multimédia partilham e, debatem o seu conhecimento de forma aberta a todos os presentes. Aqui é ainda possível ver as últimas “máquinas” e gadgets do mercado, com relação direta ou indireta, com a música eletrónica.

Os party monsters têm o Sonar by night, fora do centro da cidade espanhola, na Fira Gran Via d´Hospitalet. Neste espaço, vários artistas tocam simultaneamente em cinco mega palcos, dois indoor e três open space. Pelo meio existe uma pista de “carrinhos de choque” para os mais destemidos. O by night apenas decorre nos últimos dois dias do International Festival of Advanced Music and New Media Art, o by day desenrola-se nos três dias. No domingo há o concerto de ressaca a cargo de Matthew Herbert Brexit Big Band no Treatre Grec. Este bilhete é pago à parte do SonarPass.

Este ano, a organização do evento, apresenta uma aposta clara em nomes do rap e, principalmente, do hip-hop internacional. A$AP Rocky, o rapper de Harlem lidera esta lista, mas também há que ter em conta Skepta, Vince Staples e a catalã Bad Gyal. Fazer dos artistas de hip hop, figuras centrais do festival justifica-se pela inovação constante e à rutura com as raízes a que esta musica urbana tem sido sujeita, assim como, pela crescente influência em outros géneros musicais.

Como não poderia deixar de ser, o house e a techno music, encontram-se muito bem representados. Underworld, duo pioneiro inglês com mais de 30 anos de carreira, que ficará imortalizado na OST de “Trainspotting”, Disclosure em dj set, os manos terão finalmente a sua estreia no Sonar. Four Tet, DJ Koze, Paul Kalkbrenner e… Dixon, o magico alemão! Não é por acaso que o Resident Advisor o considera como o melhor DJ da atualidade, ganhou mesmo este titulo quatro anos seguidos e, terá a honra de encerar a ultima noite (manhã) do by night. Destaque ainda para Arca, Daphni a.k.a. Caribou que fechará o primeiro dia do by day, e Red Axes Live entre outros…

O lema da 26ª edição é o mesmo de sempre: Music, Creativity & Technology.

Em 2020 já foi anunciado que o festival volta ao seu mês habitual de junho.

Os passes e bilhetes do Sonar estão á venda no site oficial do festival urbano.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This