Lo Chiamavano Jeeg Robot

Vencedor da Festa do Cinema Italiano

"Lo Chiamavano Jeeg Robot" de Gabriele Mainetti foi o grande vencedor da 9ª edição da Festa do Cinema Italiano

O grande vencedor da 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano é Lo Chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti. Duplamente premiado, o filme recebe o Prémio do Júri e o Prémio do Público Canais TVCine & Séries.

Com interpretação de Claudio Santamaria e Luca Marinelli, que marcaram presença no festival, o filme que uniu crítica e público tornou-se já de culto em Itália. A história de um homem que ganha superpoderes e os utiliza na sua vida de delinquente, mas para o qual tudo muda quando conhece uma fã de banda desenhada japonesa que o compara ao herói Jeeg Robot.

O júri da edição deste ano é composto por Tiago Alves, jornalista e crítico de cinema e subdiretor de programas da Antena 1, João Monteiro, co-diretor do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e Ronaldo Bonacchi, ator italiano, residente em Portugal há mais de 20 anos, que colaborou com Roberto Benigni em obras teatrais e participou em filmes de Fellini, Bertolucci ou Troisi.

Os prémios foram anunciados durante a sessão de encerramento esgotada, no Cinema São Jorge, que incluiu a antestreia de Quo Vado?, de Genaro Nunziante, protagonizado por Checco Zalone, um recordista de bilheteira em Itália, onde triplicou as receitas do filme Star Wars.

Fazendo um balanço, Stefano Savio, diretor do festival, refere “as salas cheias, com várias sessões esgotadas e a aposta ganha na realização do festival num terceiro espaço, o cinema UCI – El Corte Inglés, com o qual pretendíamos aproximar-nos do público muitas vezes afastado do circuito dos festivais de cinema. O público manteve-se também fiel às salas habituais da Festa do Cinema Italiano: Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, que superou as nossas expectativas na homenagem a Ettore Scola, que continua até 11 de abril. Em termos de público, voltámos a aumentar uma vez mais. Partimos agora para mais cidades em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil, onde levaremos o melhor do cinema italiano”.

O filme 8 ½, de Federico Fellini, em cópia restaurada e a exposição de fotografia 8 ½ –  A Viagem de Fellini, com imagens de Gideon Bachmann captadas durante a rodagem da obra-prima de Fellini continuam até 14 de abril, no UCI – El Corte Inglés.

Depois de Lisboa, onde aconteceu de 30 de março a 7 de abril, a Festa do Cinema Italiano realiza-se noutras cidades portuguesas, bem como em Angola, Moçambique e Brasil. Assim, o festival acontecerá em Cascais (15 a 17 de abril), Coimbra (18 a 20 de abril), Porto (21 a 24 de abril), Elvas (29 e 30 de abril), Loulé (12 a 14 de maio), Caldas da Rainha (13 a 15 de maio), Évora (17 a 19 de maio), Guimarães (17 a 22 de maio), Aveiro (8 a 10 de maio), Maputo (16 a 20 de junho), Setúbal (11 a 13 de Agosto), Almada (25 e 26 de setembro, 2 e 16 de outubro), Beja, Funchal, entre outras a anunciar.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This