Cinema italiano em Maputo – de 7 a 11 de junho

Cinema italiano em Maputo

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano – organizado pela Embaixada de Itália em Maputo e produzido pela Il Sorpasso - volta pela terceira vez a Maputo - Moçambique, de 7 a 11 de junho. Com entrada gratuita, a Festa realiza-se no Teatro Avenida e no Spazio Italia em Avenida Kenneth Kaunda 277.

Segundo Stefano Savio, diretor e programador da Festa do Cinema Italiano, “estamos muito felizes de voltar a Maputo, onde somos sempre muito bem recebidos. Depois de termos iniciado a Festa do Cinema Italiano em Portugal, Moçambique é o primeiro país lusófono além fronteiras, desta edição de 2016, para a qual programámos um conjunto de sete filmes muito especiais. Uma das novidades desta edição acontece na sessão de abertura, é uma estreia no nosso festival: o último filme de Daniele Luchetti, Chiamatemi Francesco, filme-biografia sobre o Papa Francisco e o seu percurso de vida entre Buenos Aires e o Vaticano.

A sessão de abertura, terça feira, 7 de junho, às 19h30, acontece no Teatro Avenida, com o já referido Chiamatemi Francesco (Chamam-me Francisco), realizado pelo galardoado Daniele Luchetti.

O inicío da programação do festival no Spazio Italia é inaugurado pelo Il raconto dei racconti (O Conto dos Contos) de Matteo Garrone, filme de abertura da Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, é exibido, na quarta, 8 de junho, às 19h30. Trata-se da última obra de um dos mais conceituados e visionários autores italiano e que conta com a participação de Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones.

Quinta, 9 de junho, às 09h45 na Escola Italiana “Giovanni Falcone”, a sessão é dedicada a pequenos espetadores e às suas famílias, com a nova versão do intemporal Pinóquio, filme de animação realizado por Enzo d’Alò. Segue-se às 19h30 no Spazio Italia, Ma che bella sorpresa (Mas que Linda Surpresa), de Alessandro Genovesi, uma comédia que nos conta as aventuras de um romântico e sonhador professor de literatura cuja vida se desmorona quando a sua namorada de longa data o deixa por outro homem.

Sexta, 10 de junho às 19h30, é exibido o vencedor (eleito pelo júri e público) da Festa do Cinema Italiano, em Lisboa e de numerosos prémios, Lo chiamavano Jeeg Robot (O Chamavam Jeeg Robot), de Gabriele Mainetti, uma película já de culto na Itália que mistura o mundo dos super herois com um policial hiper-realista.

A sessão de encerramento realiza-se sábado, 11 de junho no Spazio Italia com a exibição de um dos maiores recordistas de bilheteiras de sempre em Itália, Quo Vado?, de Gennaro Nunziante, com a estrela Checco Zalone. Uma comédia sobre um funcionário público que sempre conseguiu realizar tudo o que desejava e que agora se depara com um dilema: deixar o emprego ou ser transferido para longe.

Todas as novidades sobre esta edição do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e nas páginas de Facebook: festadocinemaitaliano e spazioitaliamaputo.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, com patrocínio principal da FIAT. Em Maputo, conta com os patrocínios da Bonatti e do Ignazio Messina.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This