8 ½ Festa do Cinema Italiano no Porto de 21 a 24 de abril

8 ½ Festa do Cinema Italiano no Porto

De 21 a 24 de abril com antestreia de "Pais e Filhos", de Gabriele Muccino e de "A Correspondência" de Giuseppe Tornatore

Depois de Lisboa, Cascais e Coimbra o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto, de 21 a 24 de abril no Teatro Municipal Rivoli e no Cinema Passos Manuel, apresentando algumas produções do melhor do cinema produzido em Itália, entre elas duas antestreias nacionais e um ciclo de filmes inéditos em Portugal.

O evento mais importante em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália, apresenta na sessão de abertura em colaboração com a Pris Audiovisuais, dia 21 de abril, às 21h30, no Teatro Municipal Rivoli, A Correspondência, de Giuseppe Tornatore (Cinema Paraíso, A Melhor Oferta), uma história de amor profunda, comovente e acompanhada pela maravilhosa banda sonora do vencedor da Academia, Ennio Morricone, entre Ed Phoerum, (Jeremy Irons) um professor de astrofísica e Amy Ryan (Olga Kurylenko), uma jovem estudante universitária, que nos tempos livres trabalha como duplo no cinema e na televisão.

A segunda antestreia nacional é a sessão de encerramento, realizada em parceria com a NOS Audiovisuais: Pais e Filhas (Fathers and Doughters), do realizador Gabriele Muccino, o mesmo do filme À Procura da Felicidade, com Will Smith), com Russell Crowe. Esta sessão terá lugar no Teatro Municipal Rivoli. É uma história de amor entre pai e filha, relatada ao longo de 25 anos. A história avança e recua entre a década de 1980, quando Jake Davis (Russell Crowe), um romancista viúvo e vencedor do Prémio Pulitzer, luta para recuperar de um esgotamento mental enquanto tenta criar a filha Katie (Kylie Rogers) de cinco anos, e a actualidade, onde Katie, agora com 30 anos (Amanda Seyfried), vive em Manhattan lutando contra os fantasmas que resultam de uma infância conturbada.

Outro inédito da edição do Porto da Festa do Cinema Italiano, também no Rivoli, é uma sessão dedicada ao teatro de vanguarda de Romeo Castellucci/Societas Raffaello Sanzio, um conjunto de episódios sobre a Tragédia Endogonidiae do Inferno da Divina Comédia. Em antevisão da vinda de Romeo Castellucci/Societas Raffaello Sanzio a Portugal, o 8½ Festa do Cinema Italiano, em colaboração com o Rivoli Teatro Municipal do Porto, apresenta um ciclo de trabalhos audiovisuais que permitam a reflexão sobre algumas das obras mais significativas da conhecida companhia Italiana no intuito de contextualizar, (re)descobrir e aprofundar o trabalho destes autores.

São ainda exibidos, entre outros dois filmes, no Cinema Passos Manuel, o vencedor da edição de Lisboa Lo chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti ou Le cose belle, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno que fez parte da programação de 2015 em Lisboa e ganhou o Prémio do Público, passa agora sexta, 22 de abril, às 18h30, no Passos Manuel.

O primeiro teve antestreia nacional na edição da Festa em Lisboa (distribuição 8 ½ Festa do Cinema Italiano) e recebeu o prémio do júri e prémio do público Canais TVCine & Séries. Enzo entra em contacto com uma substância radioativa que lhe dá uma força sobre-humana. Fechado, introvertido e solitário, Enzo usa os seus novos superpoderes para a sua carreira de delinquente. Tudo muda quando encontra Alessia, uma rapariga instável que está convencida que Enzo é o famoso herói dos desenhos animados japoneses, Jeeg Robot. Enzo aprende o valor de ajudar os outros. Mas que preço terá de pagar para se transformar num herói? O filme mistura o fantástico com uma encenação crua e realista que surpreendeu público e críticos. Apresentado no último Festival de Roma, o filme promete converter-se num culto de género.

Para além do Porto, Lisboa e Cascais, a Festa do Cinema Italiano estará presente nas seguintes cidades: Aveiro, Elvas, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal e Beja. Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Destacamos,  para além do alargamento nacional e internacional, o fortalecimento da relação com as distribuidoras nacionais, juntando forças na promoção do cinema italiano e da revitalização do cinema de autor e qualidade. São exemplo disso as dez antestreias nacionais (oito em Lisboa e duas no Porto) apresentadas pelo festival.

Os bilhetes custam 4,00€ e podem ser comprados no Teatro Municipal Rivoli e no Cinema Passos Manuel.

A programação pode ser consultada em www.festadocinemaitaliano.com/Programa/3 e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura. Conta com o patrocínio principal da FIAT, da Generali, Viagens El Corte Inglés, Pasta Garofalo e Aperol Spritz.

No Porto, a Festa do Cinema Italiano conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This