12ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

A 12ª edição da FESTA do CINEMA FRANCÊS, organizada pelo Institut français du Portugal,  vai decorrer de 6 de Outubro a 8 de Novembro em seis cidades do país, marcando também a “rentrée” cultural, como tem vindo a ser hábito desde a sua 1ª edição no ano 2000. Espera-se que se mantenha a tendência sempre crescente do número de espectadores que tem vindo a verificar-se ao longo dos anos. No ano transacto o evento conheceu um aumento muito significativo de espectadores de cinema, atingindo o valor record de 33 482. O aumento global foi de 20%. Lisboa contribuíu com um acréscimo de 40%,  mas em todas as cidades verificou-se uma afluência considerável de público que é sempre e cada vez mais, eclético e curioso.

O ano passado deslocaram-se a Portugal 21 figuras do cinema que acompanharam a apresentação de filmes e que se encontraram e conversaram com o público e com a Comunicação Social portuguesa e estrangeira.

AS DATAS NAS SEIS CIDADES

A 12ª Festa do Cinema Francês inaugura em LISBOA a 6 de Outubro, prolongando-se até dia 16  em três salas da cidade, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Institut français du Portugal.

Em ALMADA o evento é recebido no Fórum Romeu Correia, de 12 a 16 de Outubro.

Ruma depois ao norte fazendo escala no PORTO de 18 a 23 de Outubro, na Fundação de Serralves (inauguração) e no cinema Passos Manuel e, nova escala em GUIMARÃES no Centro Cultural  Vila Flor, de 20 a 23 de Outubro.

Do norte para o sul, a 12ª Festa do Cinema Francês viaja até FARO, ficando instalada no Teatro Municipal da cidade de 23 a 30 de Outubro.

O périplo termina no centro do país, na cidade de COIMBRA, onde no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), vai acolher também de 2 a 8 de Novembro, o que de melhor e mais recente se produziu em França em termos cinematográficos.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This