benjamim – vias de extincao 8 vm 2

BENJAMIM | “VIAS DE EXTINÇÃO”

NOVO SINGLE

Benjamim apresenta o single de avanço que dá também nome ao novo álbum. “Vias de Extinção” é o sucessor dos aclamados “Auto Rádio” e “1986” (em parceria com Barnaby Keen), ambos lançados através da Pataca Discos, que agora se associa à Sony Music.

O escritor de canções colocou a guitarra num canto, fez as pazes com o instrumento de sempre, o piano, e com a sua velha paixão – o velho e pouco fiável sintetizador Roland Jupiter 6. Benjamim, que também é produtor, ligou a caixa de ritmos ao gravador de cassetes e partiu para a maior aventura sónica da sua discografia, da qual este tema é só mesmo a introdução. Escrito entre o fim da noite e o início do dia, é também o seu registo mais cru e directo, no que toca às letras e respectivas dores de crescimento.


Vias de Extinção” reveste-se de um carácter mais pessoal que os restantes do seu percurso que inclui os singles “Terra Firme” ou “Dança Com Os Tubarões”. Escrito algures no Verão de 2018, tendo sido apresentado ao vivo em alguns concertos, começou a ser desenhado e registado no seu estúdio, o Submarino, e acabado de gravar com a sua banda nos lendários Estúdios Namouche, no início do mês de Março. “Vias de Extinção” pode assumir actualmente um significado distinto do tom confessional que o caracterizava na origem: Eu não esqueço que o apego é melhor que a solidão, como se estas palavras se transformassem num relato do que estamos a viver neste momento em todo o mundo, numa mensagem que é intemporal.

O vídeo foi realizado pelo músico, a partir de imagens do seu próprio arquivo do telefone, com alguns contributos feitos de propósito pela fotógrafa Vera Marmelo e outros emprestados por amigos fechados em quarentena. De resto, foi só uma questão de transformar a sala num estúdio de filmagens, usar o telefone da melhor maneira e experimentar com o software de edição que vinha incluído no computador que pediu emprestado.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This