c6cc8653a2d1ab0297db1dc5c83099fb_XL-compressed

Cinema Ideal – 14 a 20 de Julho

Sessão única de "Heaven's Gate" de Michael Cimino: sábado, dia 16, às 15h30

Duas semanas depois da morte do realizador, o Cinema Ideal presta homenagem a Michael Cimino com uma sessão única de “As portas do Céu (Heaven’s Gate)”: sábado, dia 16, às 15h30.

Restaurado e reestreado em 2012, na sua versão de 216’, e foi saudado como uma absoluta obra-prima. É esta versão que poderemos assistir no Ideal.

Michale Cimino foi um dos mais importantes realizadores americanos revelados nos anos 1970, realizando apenas apenas sete filmes. “Heaven’s Gate” foi o filme que realmente o tornou famoso pelas melhores e as piores razões, filme que em 1980 terá levado à falência um dos grandes estúdios americanos e que foi um enorme desastre de bilheteira depois de ser massacrado pela crítica. Um western épico, lírico e intimista sobre a sangrenta “Guerra de Johnson County”, que em 1890 opôs no Wyoming criadores de gado locais e fazendeiros oriundos da emigração da Europa. O elenco contava com Kris Kristofferson, Isabelle Huppert e Christopher Walken.

Esta semana estreia um filme de Sebastian Schipper, “Victoria” (17:20 e 21:45), uma jovem espanhola que se diverte na noite berlinense. Encontra quatro rapazes numa discoteca: Sonne, Boxer, Blinker e Fuß. Começam a falar, Sonne e Victoria sentem-se atraídos um pelo outro, mas o flirt é interrompido pelos outros amigos. Por causa de uma dívida, acabam por arrastar Victoria para conduzir um carro roubado. O que começa como um jogo acaba por se tornar em algo perigoso. Uma noite, um filme filmado num só plano, de cortar a respiração.

Ainda em exibição encontramos “Chevalier” (15:30 e 19:45*), um filme de Athina Rachel Tsangari. Em pleno mar Egeu, num iate de luxo, seis homens, numa viagem de pesca, decidem jogar um jogo. Durante o jogo, comparar-se-ão coisas. Medir-se-ão coisas. Estraçalhar-se-ão canções e testar-se-á sangue. Amigos tornar-se-ão rivais e rivais ficarão famintos. Mas, no final da viagem, quando o jogo tiver acabado, o homem que vencer será o melhor homem. E ostentará, no mindinho, o anel com timbre vitorioso: o “Chevalier”.

Neste fim de semana, a Monstrinha de Verão diz adeus ao Ideal com a última sessão de curtas infantis, sábado, a partir das 12h00.

unnamed

*Sábado, 16, não se efectuam as primeiras sessões do “Chevalier”, 15:30, e do “Victoria”, 17:20, devido à “homenagem a Michael Cimino”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This