Doc’s Kingdom 2010

É já na próxima quarta-feira dia 16 de Junho que começa a décima edição do Doc´s Kingdom – Seminário Internacional sobre Cinema Documental, em Serpa. “Na origem do programa deste ano está o conceito de Imagem-Arquivo. Propomo-lo com a vontade explícita de ultrapassar a habitual formulação de «filmes com imagens de arquivo». A par da explosão do recurso aos arquivos para revisitar a História foram surgindo autores para quem a ideia de arquivo já tinha outra natureza, muito menos memorialística do que seminal”, frisa José Manuel Costa, director e programador do Doc´s Kingdom, desde o seu início.

Hartmut Bitomsky, Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi, Edgardo Cozarinsky e Susana de Sousa Dias são os realizadores convidados para debaterem este tema, partindo de filmes seus. Cruzando-se com movimentos oriundos da história de arte ou com o trabalho de artistas plásticos que não raro integraram a fotografia e o cinema, estes realizadores usaram a ideia em sentido lato – não só arquivos de imagens mas arquivos tout court, colecções, listas, séries, ou simplesmente a seriação de um tema com as respectivas variações, ligando-a à busca de um novo fio condutor do seu próprio percurso.

“Neste caso, a Imagem-Arquivo tanto pode ser uma imagem «de arquivo» como uma imagem nova, sem que o princípio se altere com a passagem de uma a outra. A Imagem-Arquivo pode ser uma releitura da História, ou da história do cinema e da arte – como em Cozarinsky, ou na ponte que vai de Godard a Bitomsky. Mas pode ser toda aquela em que, na dimensão interna do plano ou na ligação entre planos, se faz a exploração sistemática dum universo particular”, explica José Manuel Costa.

Estas e muitas outras questões serão abordadas num seminário que se faz da partilha de experiências e que não é estanque no tema em si mesmo. Durante cinco dias Serpa acolhe mais de uma centena de participantes, nacionais e internacionais, para participar num seminário que se reparte em três vertentes inseparáveis: os visionamentos, as conversas livres em torno dos filmes na presença dos seus autores e o encontro em sentido lato.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This