“Ernesto Che Guevara – Uma Vida em Imagens” | Pilar Huertas

“Ernesto Che Guevara – Uma Vida em Imagens” | Pilar Huertas

Argentino, cubano, cidadão do mundo

Costuma dizer-se que a crítica, ao contrário da justiça, não pode – nem deve – ser cega. Com as biografias sucede normalmente a mesma coisa. Na tentativa de mostrar uma radiografia de corpo inteiro – ou do maior volume possível de ossada – do biografado, não se pede ao escritor que evite mostrar uma certa aversão ou adoração sobre o objecto da sua escrita, às vezes até misturando um pouco as duas. Pilar Huertas, autora de “Ernesto Che Guevara – Uma Vida em Imagens”, não teve dúvidas e abraçou o lado da adoração.

Esta fotobiografia, publicada cerca de quarenta anos depois do assassinato de Che na serra boliviana, permite acompanhar o percurso de uma das mais importantes figuras do século XX, que se transformou no ícone maior do ideal revolucionário.

Trata-se de uma viagem da infância à morte, acompanhada por fotografias e testemunhos que ilustram vários aspectos e facetas da vida de Che Guevara: a asma precoce, a mãe feminista, a paixão pela leitura e pelo desporto, o contacto com a guerra civil espanhola, a natureza rebelde e obstinada, a personalidade terna e provocadora, a amizade com Fidel, a sinceridade e o pouco asseio (que não lhe tirou pretendentes), a troca da engenharia pela medicina (antes do percurso militar), o gosto pelo comunismo utópico, a viagem pelas Américas com o amigo Alberto Granado, a trágica morte numa serra boliviana.

Para alguns, este será o reencontro com uma figura icónica que marcou toda uma geração, bandeira do Maio de 1968; para outros, uma oportunidade de saber mais sobre o tipo das T-Shirts dos Rage Against The Machine.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This