rdb_indie1323_i01

Indielisboa 2013 – Destaques – Terça-feira 23 de abril

No sexto dia do festival, o documentário impera. Uma das primeiras sessões do dia, o filme La Chica Del Sur, é mostrado às 16h45 no Pequeno Auditório da Culturgest. Enquanto José Luís García registava a paisagem surrealista do verão de 1989 com a sua câmara VHS, conheceu a jovem activista Lim Sukyung, voz dos estudantes da Coreia do Sul, que correu o mundo como desafio à proibição de viajar para o lado norte do seu próprio país. De volta à Argentina, o realizador perdeu-lhe o rasto mas anos depois encontrou-a e viajou até Seul para contar a sua história. A sessão Pulsar do Mundo Curtas 2 reúne quatro curtas metragens de cariz político-social, um deles The Devil, de Jean-Gabriel Périot – presença habitual nesta secção do IndieLisboa (19h00 Cinema City Classic Alvalade, sala 1). As sessões do foco especial da secção Observatório no cineasta Ulrich Seidl continuam com Jesus, You Know (às 19h15, Cinema City Classic Alvalade, sala 3), um documentário sobre a fé em tom de confissão e arrependimento. Um olhar curioso numa construção exímia de Seidl. No Cinema Emergente, Ape, de Joel Potrykus, acompanha também a fé de Trevor, neste caso, um comediante não muito brilhante que procura na audiência uma reacção de empatia e compreensão (às 21h45 na sala 3 do Cinema City Classic Alvalade). As Lisbon Talks continuam, desta vez com A Individualidade da Representação, um tema a debater com os convidados João Canijo e Anabela Moreira, às 18h30 na sala Montepio do Cinema São Jorge.

Jogo de espelhos na secção Director’s Cut

De volta à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o IndieLisboa apresenta um conjunto de seis longas-metragens apresentadas a par de outras obras que as reflectem. Em Everyone is Older Than I Am, Martin Widerberg apresenta um documentário familiar que percorre três gerações de artistas que reflectiram sobre o trabalho de cada um. Um meta-filme de encontro entre pais e filhos através do mundo da arte, com sessões dia 26 e 28, ambas às 16h45, no Cinema City Alvalade. Para complementar esta sessão podemos ver, dia 27 às 19h00, o filme de Bo Widerberg, Mannen Pá Taket (O Assassino no Telhado). Paris, Texas (dia 20 às 21h30), um dos filmes mais míticos e apaixonantes de Wim Wenders, é um dos destaques desta secção. Este será apresentado com o documentário Harry Dean Stanton: Partly Fiction, de Sophie Huber (dia 22 às 21h30), num retrato do icónico actor que apresenta, hoje com 86 anos, uma filmografia exemplar. Continuando a homenagem a actores que marcaram o percurso do próprio cinema, Joseph Rezwin passeia com Ben Gazzara pelas ruas de Nova Iorque evocando memórias intimamente ligadas a lugares e pessoas, a ver dia 26 de Abril Às 21h30. Evocamos nós agora a sua memória com esta carta de despedida que nos relembra filmes como They All Laughed, de Peter Bogdanovich, que irá ser projectado no dia 27 de Abril às 21h30. A realizadora Ginette Lavigne mostra-nos um retrato do cineasta e crítico Jean-Louis Comolli, Filmer pour Voir! (26 de Abril às 19h00), numa reflexão sobre como filmar é ver com outros olhos e com outra consciência, umas das lições de Comolli, que foi também actor no filme Les Carabiniers, de Jean-Luc Godard, que passa no dia 26 às 15h30Peter Kubelka merece uma projecção especial no dia 24 de Abril às 21h30, numa sessão de raridades de toda a sua obra, com filmes realizados entre 1955 e 2012. E para acompanhar este mergulho no complexo e fascinante universo do cineasta, Martina Kudlacek apresenta-nos um documentário sobre o pioneiro em Fragments of Kubelka, a ver dia 23 às 19h00. Ainda dentro deste conjunto de homenagens, Lon Chaney está presente no filme de Norbert Pfaffenbichler, A Messenger From The Shadows (24 Abril às 19h00) e é relembrado através de The Unknown, de Tod Browning (dia 27 às 15h30), uma obra prima de bizarria com o homem das mil caras. Em três destas sessões são exibidas três curtas-metragens de Joana Rodrigues, que integram um projecto narrativo experimental intitulado Trailers de Não Filmes.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This