rdb_Lastuja_header

“Lastuja – Taiteilijasuvun Vuosisata/Splinters – A Century of an Artistic Family”

Um centenário de desenvolvimento da Finlândia, através da família Aho-Soldan

A história da família de artistas Aho-Soldan, cuja influência foi importante na arte finlandesa ao longo de várias décadas do século XX: o escritor Juhani Aho, o pintor Venny Sodan-Brofeldt, os cineastas Heikki Aho e Björn Soldan e a fotógrafa Claire Aho. Meio século de história e cultura finlandesas.

Este documentário retrata uma família como uma nação: o doloroso caminho da Finlândia para a independência, o seu desenvolvimento de um remanso pobre e rural para um excelente exemplo de progresso e liberalismo visto através de três gerações da família Aho. Pater familias Juhani escreveu Juha (1911), um luminar da literatura nórdica; a sua mulher, Venny Soldan-Brofeldt, estava entre as primeiras pintoras da Finlândia; os seus filhos Heikki Aho e Björn Soldan tornaram-se os pioneiros do cinema documentário finlandês; a sua neta Claire foi umas das líderes de fotografia (moda e publicidade) dos anos 1950 e 1960.

Um estudo imensamente comovente da Finlândia e da sua essência, um ensaio no tempo e na memória, os seus limites e os seus abismos. É um hino para as artes, como colunas de auto de uma nação; uma vigília para uma era de desenvolvimento humano.

“Lastuja – Taiteilijasuvun Vuosisata/Splinters – A Century of an Artistic Family”: são 74 minutos que correspondem a uma vida.

 

Lastuja – Taiteilijasuvun Vuosisata / Splinters – A Century of an Artistic Family
Peter von Bagh | 74′ / Finlândia / 2011
Retratos
27 OUT. 19:00 – São Jorge – Sala 3



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This