_ABS3174.NEF

“Mergulho Profundo”

Despidos e moribundos sob o sol do Mediterrâneo

Pessoas nos píncaros da vida social, belas e nuas nas paisagens de uma ilha mediterrânica e estranhamente ridículas e moribundas ao som dos Rolling Stones.

Assim se resume “Mergulho Profundo”, um filme perturbante com uma teia trágica e erótica como pretexto para nos fazer sentir, com o impressionismo da cinematografia, quão frágeis e perigosos são os homens, quão fragmentada e desestruturada se mostra a consciência humana no contexto sociológico actual. Mais: o quanto se pode ser ridículo e de uma beleza violenta, mesmo quando se vai mascarado de Deus do Olimpo ao lado dos homens que atravessam hoje o mediterrâneo em circunstâncias trágicas.

E a trama é simples: sexo, drogas e Rolling Stones em formato vinil resultam num drama em que elementos como o corpo bronzeado à beira de uma piscina na ilha vulcânica de Patenlleria se transfiguram e mergulham na exótica paisagem agreste, mimetizando-se com as cobras e lagartos que insistem em aparecer no pátio da casa situada numa paisagem deslumbrante.

A tensão sexual é permanente tanto na estrela de Rock que está a recuperar da voz como no Adónis que tem como companheiro e, assim, também no personagem desempenhado por Ralph Fiennes, um homem ligado à música e completamente alucinado que arruína a paz podre da acção, precipitando-a num ruído visual e sonoro que instala o caos no aparente equilíbrio do casal. Durante boa parte do filme não pára de falar na presença de todos, trazendo consigo uma suposta filha cuja presença tem tudo menos de enigmática já que é insinuante e de carga sexual explícita.

Um filme belo e com quatro interpretações exemplares dos actores Ralph Fiennes, Dakota Johnson, Matthias Schoenaerts e Tilda Swinton, que termina ao som do simbólico «Emotional Rescue» dos Rolling Stones.

“Mergulho Profundo” integra o ciclo Panorama da 8½ Festa do Cinema Italiano. 
Lisboa | 3 abr | 21.45 | Cinema UCI-El Corte Inglés | Sala FCI



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This