Lemmings Touch – PS Vita

Lemmings Touch

Mais um clássico que chega à consola portátil da Sony

Lançado para a Amiga em 1991, Lemmings foi um dos jogos mais bem recebidos nos anos 90. 23 anos (e muitas sequelas, remakes e spin-offs) depois, a série Lemmings chega agora à Playstation Vita pelas mãos do estúdio d3t. A premissa é a mesma de sempre, temos de conduzir os nossos simpáticos, mas intelectualmente limitados, Lemmings para a respectiva saída dos cerca de 100 níveis presentes neste título. A grande novidade deste jogo, no entanto, está bem presente no seu nome. Em Lemmings Touch, vamos controlar toda a acção que decorre nos vários cenários através do ecrã táctil da portátil da Sony. Será que a idade já está a apanhar a série Lemmings ou será que esta nova abordagem táctil lhe confere uma dinâmica capaz de a revitalizar? Vamos então analisar Lemmings Touch.

Ao preço de €9,99 os Lemmings chegam assim à Playstation Vita. Se são da década de 90, certamente que já conhecem a série e a malta mais nova pode também ter dado de caras com algum remake ou spin-off. Independentemente de conhecerem ou não a série um facto é que o objectivo continua claro como sempre, conduzir os simpáticos Lemmings até ao ponto de saída de cada nível. Claro que é mais fácil dizer do que fazer. Ao longo dos cerca de 100 níveis as vossas capacidades de estratega vão ser testadas ao limite, já para não falar da vossa paciência quando as coisas não correm como planeado (mas aqui pode ser a minha falta de tacto a falar mais alto).

Estejamos no Egipto, na Terra dos Doces ou até mesmo no Inferno, um facto é que todos os cenários estão muito bem concretizados e isto tanto a nível visual (onde os detalhes e texturas são quase palpáveis) como na própria concepção, capaz de nos oferecer mais do que uma solução para os resolvermos. Através da nova componente táctil, é fácil interagir com as várias componentes que se encontram nos cenários, um exemplo disso são as plataformas que podemos arrastar de um lado para o outro, conduzindo assim os nossos Lemmings de uma parte do cenário para outra, evitando que estes caiam para o infinito.

Lemmings Touch - PS Vita

Caímos assim na jogabilidade. Como disse em cima, os nossos Lemmings são de facto muito simpáticos mas, infelizmente para nós, intelectualmente deixam muito a desejar. Estas criaturas só andam em frente e quando queremos que façam alguma coisa, eles fazem… Para sempre. Vá, não para sempre, até bater em qualquer coisa ou cair. Em níveis onde temos de conduzir um enorme número de Lemmings para a saída, é crucial que consigamos manejar a lista de ferramentas e habilidades disponíveis. Ao tocar num dos Lemmings abre-se o menu onde podemos escolher a acção que pretendemos que seja executada, como por exemplo a de fazer de barreira para os outros Lemmings, facilitando a vida ao Lemming que está à frente para que este possa criar o caminho adequado que nos conduzirá a uma vitória simples e rápida… Ou não. Isto facilita também a coisa para nós uma vez que assim só precisamos de tocar em apenas um Lemming. Acreditem que não vão querer tentar escolher uma destas criaturas no meio de outras tantas, com o tempo que vão perder entre conseguir escolher o certo e a habilidade que querem que ele execute, ou o tempo para completar o nível já passou ou todos os outros caíram de um precipício abaixo.

Como se não bastasse a árdua tarefa de conduzir os nossos Lemmings até ao ponto de saída, eis que surge ainda mais outra preocupação que temos de levar em conta. Falo dos Lemmings Maléficos. Em certos níveis vamos encontrar algumas destas criaturas que podem ser reconhecidas pelo tom de pele mais escuro e cabelo avermelhado e basta que uma delas chegue ao ponto de saída para perder o nível. Por isso larguem-lhes pedras em cima, façam tudo o que estiver ao vosso alcance, mas não os deixem chegar ao fim.

Ao completar um nível e qual Angry Birds, ganhamos num total de três estrelas as que correspondem ao nosso desempenho. Além disso ao completarmos missões, muito ao estilo de Jetpack Joyride, ganhamos dinheiro que podemos utilizar para comprar roupas e adereços para os nossos Lemmings. Estas duas inspirações e todo o consequente interface conferem a Lemmings Touch um ar Arcade, tanto que faria todo o sentido encontrar este título em tablets ou smartphones, mas até agora não está previsto o lançamento deste título para outras plataformas. É pena, pois o jogo tal como está, assentava que nem uma luva nas outras plataformas móveis.

Lemmings Touch chega assim à Playstation Vita com uma nova jogabilidade, uma divertida banda sonora e um aspecto Arcade que lhe assenta que nem uma luva. Com esta nova jogabilidade,  controlar os nossos simpáticos Lemmings e conduzi-los em segurança até ao ponto de saída de cada nível vai depender literalmente do nosso “tacto” e sem dúvida que consegue oferecer uma nova dinâmica à série. Apesar de parecer pequeno, desenganem-se pois com os cerca de 100 níveis e missões extra presentes neste título esperam-vos largas e divertidas horas de jogo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This