MODA ALEMÃ EM LISBOA

No dia 24 de Novembro pelas 19.00 horas será inaugurada a exposição “Imagens de Moda – Moda de imagens. Fotografias de moda alemãs de 1945 a 1995” na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, uma iniciativa conjunta do Goethe-Institut Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, e do Institut für Auslandsbeziehungen (ifa), em colaboração com a experimentadesign 2011.  A exposição conta com a curadoria de F. C. Gundlach, um dos mais importantes fotógrafos de moda do pós-guerra, que estará presente na inauguração e conduz pelas 19.30 horas uma visita guiada pela exposição.

Na selecção das “Fotografias de Moda alemãs de 1945 a 1995”, o factor decisivo para F. C. Gundlach foi a força visual das imagens e a estilização dos seus conteúdos. Na escolha de 188 imagens de 39 fotógrafo – entre eles Jürgen Teller, Wolfgang Tillmans, e Sibylle Bergemann – o curador optou sobretudo por imagens inovativas, que marcaram a sua contemporaneidade, como   trabalhos de fotógrafos que deram importantes contributos para a criação de uma nova imagem da mulher, conseguida, por exemplo, através de uma exuberante apresentação de uma nova cara ou gesto.  Tais fotografias são, para F. C. Gundlach, uma reacção por parte do fotógrafo às constantes alterações sociais e, sendo a moda uma manifestação do respectivo  Zeitgeist, as imagens da moda acabam por se transformar em provas fiáveis das correspondentes épocas. Mesmo que encenadas, as fotografias de moda documentam as tendências fotográficas do passado, tendo em conta que a sua iconografia captou  e registou os desejos e modos de vida de cada geração. Desta forma, F. C. Gundlach conseguiu reunir uma documentação representativa e multifacetada da fotografia de moda nos primeiros 50 anos da República Federal da Alemanha.

No fim do ano 2011, depois de ter sido apresentada em 54 cidades e 32 países diferentes, a exposição itinerante “Imagens de Moda – Moda de imagens” termina o seu percurso em Lisboa na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Para além de F. C. Gundlach, estão também presentes na inauguração, no dia 24 de Novembro, Klaus-Dieter Lehmann, o Presidente da sede do Goethe-Institut, e Ronald Grätz, Secretário-Geral do ifa e antigo director do Goethe-Institut em Lisboa. No dia 25 de Novembro, às 11.00 horas, F. C. Gundlach participa num conversa com o fotógrafo português Rodrigo Peixoto, organizada pela experimentadesign 2011 no seu “Lounging Space” no antigo Tribunal da Boa Hora.

Sobre o curador F. C. Gundlach
Foi apenas com 10 anos que F. C. Gundlach descobriu a sua paixão pela fotografia. Depois de cumprir o serviço militar, F. C. Gundlach formou-se em 1949 como fotógrafo. Após de se especializar em fotografia de moda e aceitar trabalhos para revistas da especialidade, tornou-se um fashion photographer  conceituado, fazendo produções em todo o mundo e fotografando actores e realizadores de renome, como Sophie Lauren, Romy Schneider, e Jean Luc Godard. Os seus trabalhos, realizados ao longo de 40 anos, tornaram-se verdadeiros ícones e permitiram que o próprio F. C. Gundlach escrevesse com o seu trabalho uma parte da história da moda.  Dedicou a sua vida à fotografia, não só como fotógrafo, mas também como coleccionador e curador de exposições.

Imagens de Moda – Moda de Imagens. Fotografias de Moda Alemãs de 1945 a 1995
24.11.2011 — 22.01.2012
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
Avenida da Índia /  Lisboa (Belém)

Horário:
Terça a Sexta – 11h às 19h
Sábados – 14h – 19h
Encerra Domingos e segundas



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This