ModaLisboa Trust | Dia 1 (08.03.2013)

ModaLisboa Trust | Dia 1 (08.03.2013)

Desfiles de Valentim Quaresma, Monika Ptaszek e Ricardo Dourado

Valentim Quaresma

A 40ª edição da ModaLisboa começou com o desfile de Valentim Quaresma. A colecção, intitulada Daydream, fez-se com peças de couro, cobre, faux fur e baterias de relógio, uma incorporação irónica do criador que pretende demonstrar a necessidade que temos de uma dose extra de energia, de forma a sobrevivermos no mundo caótico de hoje. Daydream procura juntar dois pólos – a industrialização e a criatividade. As peças apresentadas trazem consigo uma carga guerreira, armas e armaduras tão medievais como futuristas – talvez uma forma de sobrevivência na actualidade, talvez apenas parte de uma “fantasia visionária”.

 

Monika Ptaszek

A criadora convidada desta edição foi Monika Ptaszek, apresentando uma colecção dirigida ao público masculino. Intitulada de Warship, baseia-se nas aventuras e desventuras passadas no Mar do Norte. Por um lado vemos os marinheiros prontos a partir, apresentando blazers e sobretudos de corte estruturado, em tons de preto, azul e cinzento. Por outro, os marinheiros que voltam da sua negra odisseia; os cortes assimétricos e as peças “cuidadosamente destruídas” representam este último grupo. Toda a colecção nos faz sentir prontos para partir num qualquer navio sem rumo, faltando apenas escolher a que grupo queremos pertencer: Se aos urban sailors, se aos grunge & rock star sailors.

 

Ricardo Dourado

O Verão perdeu a custódia total do branco; tem agora de a partilhar com o Inverno. O desfile de Ricardo Dourado abriu com seis conjuntos brancos, fazendo-nos sonhar com um Inverno mais leve, mesmo com o frio a que já nos acostumámos. Mas toda a colecção teve um ar veraneante, o que se pode explicar pelo facto de o criador se ter inspirado pelo ambiente do Soweto, parte da cidade de Joanesburgo. Padrões coloridos marcavam peças desportivas que jogavam com os cortes habituais, enquanto a segunda parte da colecção apresentava um ar mais invernal e menos informal, entre cores mais escuras e a utilização de peles. As formas arredondadas, representadas principalmente pelas cocoon sleeves de várias peças, marcam aquela que é uma das principais tendências da estação.

 

 

Fotografia de Graziela Costa



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This