2¼ dia Moda LX 2011

ModaLisboa | Transfusion – Dia 2

Between light and dark.

Segundo dia da Moda Lisboa e a aproximação do fim-de-semana traduz-se numa enchente de público, apresentando-se os dois últimos dias como o derradeiro teste à organização do certame. A notar-se também a chegada de mais elementos da imprensa estrangeira, óptimo canal para a divulgação além-fronteiras da moda feita por cá. Além de V!ctor no espaço Lab, foram também apresentadas as colecções de Ricardo Preto, Luís Buchinho, Cia.Marítima e Ana Salazar.

A colecção de Ricardo Preto, em tons nacarados e pasteis, com toques de cores flúores e primárias, surge como uma “camuflagem surreal” onde, através de padrões variados, são-nos apresentadas as tendências para o Verão 2012. Muitos e variados padrões: plantas, foguetões, hieróglifos e olhos. Tecidos leves e uma silhueta relaxada. Nota para as madeixas em tons flúores nos cabelos das modelos, uma das grandes tendências já observadas em muitos desfiles internacionais nesta season.

Luís Buchinho inspira-se no universo greco-romano e apresenta uma colecção onde o longo e o curto coexistem tanto em calças de inspiração masculina, como em vestidos e saias ora fluídos, ora estruturados. Drapeados, macramés, crochet e pormenores em corda ditam a tendência, numa paleta cromática em tons de branco, pérola, rosa claro, amarelo coral e preto.

Um Verão Chic-Cool é a proposta da marca de beachwear Cia.Marítima. O estilo boho chic chega à praia em estampados, padrões e tie-dye aplicados a fatos-de-banho recortados. As borlas douradas adornam e complementam a (pouca) roupa, com uma paleta de cores que inclui o laranja, o amarelo e o rosa fluorescente, assim como o preto, o branco e os azuis em alguns estampados.

Com um atraso de mais de uma hora relativamente ao horário previsto, e com a casa “a rebentar pelas costuras”, a colecção de Ana Salazar para o Verão 2012 tem como tema principal o vestuário, simultaneamente extensão do corpo e superfície em construção permanente. Os materiais naturais como a sarja, o algodão e o linho contrastam com os tecidos tecnológicos e os seus acabamentos de tratamento lacado, encerado e plastificado. Uma paleta dominada maioritariamente pelo tom negro, pelo branco e algumas tonalidades em cor de pele. De referir também as jóias de Valentim Quaresma, colaborador de longa data da designer.

Fotografia de Joana Sousa 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This