NIMAS CONVIDA – EDGAR PÊRA

Edgar Pêra, um dos realizadores mais emblemáticos e icónicos do cinema português, estará presente no Espaço Nimas para apresentar o seu último trabalho O BARÃO (2011), baseado no romance homónimo de Branquinho da Fonseca.O Barão é uma obra original do panorama da cinematografia portuguesa, das poucas que se aventura por ambientes góticos e expressionistas, homenageando outras eras do cinema europeu. Nesta ocasião teremos o prazer de exibir, também, a compilação inédita KINO-MANIFESTOS & CINE-DIÁRIOS, uma colectânea de filmes raros que Edgar Pêra produziu nos últimos anos, que inclui: Cine-diários regionais, Filmes ensaísticos e cine-comunicados e Meteoritos.

Cine-diários regionais são pequenos apontamentos sobre o presente e o passado de cinco cidades: Aveiro, Coimbra, Torres Vedras, Torres Novas e Leiria.São Actualidades e Lembranças, memórias do passado e para o futuro. São visões elementaristas e cine-cosmopolitas duma região.

Por sua vez, Filmes ensaísticos e cine-comunicados fazem parte da preparação da tese de doutoramento O Espectador Espantado.

Por fim, o trabalho Meteoritos demonstra excertos e fragmentos de proto-filmes e projectos.

Um dos objectivos do Nimas Convida é promover um diálogo entre o autor e o seu público.

Para este efeito o crítico e programador Augusto Seabra e a professora de Cinema e História do Cinema Ana Isabel Soares estarão presentes no palco do Nimas para enriquecer esta conversa.

21h00
Bilhete: 4€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This