Wake Up Nimas!

2012 começa no Cinema Nimas com um projecto inovador e dinâmico que visa revitalizar um espaço emblemático da vida cultural e cinematográfica de Lisboa.

Wake Up Nimas será o evento de lançamento e a ocasião para apresentar uma nova programação que tornará esta sala num espaço de referência para os amantes da 7ª arte.

No dia 23 vão juntar-se no palco do Nimas diversos artistas que com a sua presença demonstram o apoio ao projecto e reforçam a ligação que várias gerações estabeleceram com esta sala. Deste modo, João Botelho com Carminho, os A Jigsaw que irão musicar ao vivo o filme de António Ferreira, Respirar (Debaixo D’Água) e Noiserv que apresentará, com Paulo Dias, o projecto Sessão Dupla irão preencher esta noite dedicada à relação viva entre Música e Artes Visuais.

Também irão estar presentes, com a sua música, os Pinto Ferreira para animar a área lounge da Sala.

Um evento que atrairá um público numeroso e heterogéneo ao Nimas. Uma grande festa para celebrar a nova temporada do Nimas.

Este novo projecto pretende transformar o Espaço Nimas numa verdadeira “casa do cinema”, ou aliás, num festival permanente que possa tornar esta sala um espaço de referência para os amantes do cinema e da cultura. Para tal, contamos com uma programação transversal e em diálogo com outras artes (música, performance, literatura…) e saberes (programadores, teóricos, críticos…), proporcionando uma oferta alargada e de qualidade que possa facultar ao nosso publico uma experiência directa e participativa dos conteúdos propostos.

O Nimas contará com a activa participação de algumas das realidades mais interessantes do panorama cultural português: Apordoc, QueerLisboa, MotelX, ModaLisboa, NCreatures (a referência de difusão de Anime em Portugal) e o Instituto Italiano de Cultura, que irão programar de forma contínua e regular no Espaço Nimas, criando dinâmicas e sinergias inéditas entre diferentes públicos. O Espaço Nimas será um criativo “open space” onde conteúdos de qualidade e interesse se podem associar com o objectivo de criar uma programação única capaz de fidelizar publico.

Em paralelo, a Associação Il Sorpasso, promotora deste projecto, irá organizar ao longo do ano ciclos que possam integrar-se organicamente nesta programação. Começamos no dia 30 de Janeiro com uma nova sessão do Nimas Convida. A protagonista será neste caso a realizadora de cinema documental Susana Sousa Dias, seguida nos próximos meses por João Salaviza e Gonçalo Tocha.

A partir do princípio de Fevereiro terá lugar o Vamos ao Nimas! Uma homenagem aos primeiros anos de programação do Cinema Nimas (1975/1985) com a projecção de alguns dos títulos que mais marcaram a memoria dos espectadores naquela época, clássicos do Nimas como Chove em Santiago de Helvio Soto, Não Toques Na Mulher Branca de Marco Ferreri e As Horas de Maria de António de Macedo.

Wake Up Nimas! Dia 23 de Janeiro
21h00 – Espaço Nimas
Avenida 5 de Outubro 41B – Lisboa
Bilhete: 5€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This