HOMENAGEM A ANTONIO TABUCCHI

O filme “REQUIEM”, realizado e escrito por Alain Tanner a partir do romance homónimo de ANTONIO TABUCCHI será exibido na próxima sexta-feira, pelas 18 horas, no ESPAÇO NIMAS, em Lisboa. Esta sessão especial homenageia o autor italiano, que faleceu ontem, em Lisboa, e que é considerado um dos mais relevantes da literatura europeia.

“REQUIEM” acompanha a personagem de Paul (Francis Frappat) por Lisboa, onde este tem um encontro marcado com um convidado: o fantasma do escritor Fernando Pessoa. Entre o meio-dia e a meia-noite, a hora do encontro, Paul cruza-se com uma série de personagens, numa estranha mescla que reúne lisboetas do presente e fantasmas do passado.

Fernando Pessoa foi, de facto, um autor que dominou o trabalho de ANTONIO TABUCCHI, tendo sido um dos maiores tradutores e especialistas da obra do poeta português. O interesse pela escrita de Fernando Pessoa, que descobriu na Universidade de Sorbonne, alia-se também à paixão por Portugal, um país que TABUCCHI tomou verdadeiramente como seu.

As obras de ANTONIO TABUCCHI despertaram a atenção de vários cineastas, que as adaptaram ao cinema. Para além de Alain Tanner, também Fernando Lopes (“O Fio do Horizonte”), Roberto Faenza (“Afirma Pereira”) ou Alain Corneau (“Nocturno Indiano”) realizaram filmes a partir das palavras do escritor nascido em Pisa, na Itália.

“REQUIEM”, que conta no seu elenco com André Marcon, Cécile Tanner, Zita Duarte, Raúl Solnado, Canto e Castro, Lia Gama, Márcia Breia, Alexandre Zloto ou Sérgio Godinho, entre outros, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 1998.

HOMENAGEM A ANTONIO TABUCCHI – ESPAÇO NIMAS

30 de Março – 18h – REQUIEM, de Alain Tanner



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This