rdb_vitorurban_pic

4 PORTUGUESES NO PÓDIO – URBAN PHOTOGRAPHER OF THE YEAR

Entre mais de 10.000 inscrições, Portugal destaca-se conseguindo o primeiro lugar Internacional, dois vencedores na competição 24 horas e o primeiro lugar nacional . O primeiro lugar da competição internacional Urban Photographer of the Year da CB Richard Ellis (CBRE) foi atribuído à fotografia do português Victor Manuel Lamosa de Melo, que retrata um artesão tunisino em pleno labor. Mas também outros três nomes portugueses saíram vencedores na competição aberta a todos os fotógrafos profissionais e amadores da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), entre mais de 10.000 inscrições.

Ver fotografias AQUI.

Para além do grande prémio internacional, na mesma competição distinguiram-se ainda duas participações portuguesas entre as melhores fotografias das 24h do dia: a fotografia das 4:00 de António Manuel Leão Gonçalves de Sousa e a fotografia das 9:00, da Ana Filipa Infamte de la Cerda Garin Scarpa. O vencedor do Prémio Especial de Portugal foi Luís Manuel Geraldes Fernandes.

A competição, que estava subjugada ao tema ‘Cities at Work’ (Cidades a Trabalhar), contou com um painel de jurados, composto por fotógrafos profissionais de todo o mundo, que escolheram as fotografias vencedoras entre milhares de participações com cenários de cidades tão diferentes como Budapeste, Londres ou Palma de Maiorca.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu esta manhã, na sede da CBRE em Lisboa. O vencedor, Victor Melo, recebeu pelas mãos de Pedro Seabra o prémio: um safari fotográfico para duas pessoas na Turquia, onde poderá fotografar alguns dos locais mais interessantes do mundo, em termos de história da antiguidade e da idade moderna.

Victor Melo é natural de Coimbra mas residente em Sintra, e fotógrafo nos tempos livres. Considera a fotografia uma forma de viver e enquadrar a realidade. A fotografia que lhe conferiu o prémio foi tirada na Tunísia, enquanto explorava o labirinto Souk, no coração da cidade de Tunes. O encontro com o artesão foi, como descreveu, ‘um instante decisivo’. O júri que elegeu a foto, entre os quais constava Mike Strong, Chairman e CEO da CB Richard Ellis EMEA, considerou que a fotografia vencedora “revelava na perfeição a essência e os contrastes da vida urbana moderna”.

Pedro Seabra, Presidente da CBRE Portugal afirma “É com enorme satisfação que premiamos tantos vencedores nacionais nesta edição do concurso Internacional Urban Photographer of the Year. Entendemos que este tipo de iniciativas é fundamental para fortalecer as nossas relações com a comunidade. São momentos como o de hoje que reforçam o talento dos portugueses.”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This