home_decor

Uma Viagem Pela Sua Casa

Os Pontos Essenciais de cada Divisão. Do espaço geral aos detalhes do mobiliário

Costuma dizer-se que casa é onde o coração está. Um lugar calmo, acolhedor e inspirador. Um refúgio da azáfama do dia a dia, mas também um lugar de partilha de alegrias. Um espaço onde é possível descansar, mas também viver. Cada casa conta uma história, a de quem nela habita, reflectindo um estilo de vida, desde a sua cor até ao seu mobiliário, passando pelos detalhes de decoração.

A tipologia não deve ser um obstáculo, podendo antes ser vista em todo o seu potencial. Quer isto dizer que as divisões de uma casa não são estanques, permitindo-nos jogar com o espaço em função daquilo que pretendemos para o nosso lar doce lar. Por exemplo: precisamos de um segundo quarto ou de um escritório em casa? Comemos na cozinha ou fazemos as refeições na sala? Que quadro pendurar, que mobiliário escolher? Nesta viagem pela casa, vamos percorrer algumas divisões importantes e falar de produtos básicos de mobiliário que estas devem ter. Que comece a viagem!

Na sala

A sala é o ex-libris da casa. É onde passamos mais tempo, onde recebemos convidados e onde desfrutamos mais. Na sala é essencial ter uma boa mesa e um sofá. Para além desse mobiliário básico, na sala há sempre espaço para uma obra de arte ou um objetivo decorativo. Algo que possa dizer algo sobre nós e sobre o espaço, e que tenha uma relação harmoniosa com o mobiliário. Escolher trabalhos artísticos para a casa é um desafio interessante e uma busca online pode trazer resultados surpreendentes. Também à mão de digitar está a Loja Viva Online, que se distingue pelo serviço inovador e produtos de mobiliário.

Na cozinha

A cozinha é cada vez mais um espaço de excelência na casa. Lugar de identidade, partilha e tradições na cultura sul-europeia, passou a estar em “cima da mesa” com a recente vaga de programas televisivos sobre culinária. Quanto aos seus pontos fundamentais: é claro que um bom frigorífico é vital para conservar os alimentos. Ter um fogão também é essencial. Contudo, se houver espaço, uma mesa de cozinha para reunir toda a gente será uma escolha simpática. O Pinterest e o Instagram têm inspirações para fazer da sua cozinha um ponto de referência na viagem pela casa.

No escritório

Eis-nos chegados ao ponto da viagem dedicado ao trabalho. Imaginando um T2, o segundo “quarto” pode bem ser um escritório também. Com um mobiliário mais sóbrio, estantes repletes de livros e uma escrivaninha com um computador, o espaço pode também ter um sofá-cama para as visitas. Uma boa solução para este espaço pode vir na forma de molduras com fotografias para que, mesmo a trabalhar e mesmo que estejamos em casa, nos lembremos sempre dos nossos.

No quarto

Camas, roupeiros e mesas de cabeceira compõem o mobiliário fundamental do quarto. Se as duas primeiras são básicas em qualquer quarto, as segundas podem-nos transportar do quarto para qualquer lugar do mundo – e além!  Nas mesas de cabeceira fazemos descansar os livros que lemos antes de ir dormir e arrumamos os smartphones que usamos. Assim, as mesas de cabeceira ajudam-nos a viajar na imaginação e na informação. Ter uma peça decorativa minimalista no quarto também é de bom gosto. Aqui, mais uma vez, um passeio pelo mundo digital, em particular pelo Instagram e Pinterest, pode ajudar para inspirar a tornar o seu quarto num lugar ainda mais especial.

 

Nas janelas

As janelas merecem uma referência nesta viagem à casa, não por conterem algum tipo de mobiliário relevante, mas porque são espaço para a entrada de luz, contemplação e até contato com os vizinhos. Sim, melhor do que uma janela só mesmo…uma varanda.

Na varanda

Uma varanda cabe sempre bem na nossa imaginação quando se fala de casas, pelo que a nossa viagem pela casa não podia dispensar este espaço. Com vista ou sem vista, um espaço exterior é sempre um must. Há até mobiliário específico para exterior, como mesas, cadeiras e chapéus de sol. Uma ideia para o exterior é poder transformar e renovar alguns móveis antigos e ter uma varanda recheada de mobiliário vintage.

Eis-nos chegados ao fim desta viagem pela casa. É tempo de desfrutar. Mais logo, recoste-se ao sol a ler um livro, aproveite o sofá para ficar a par das mais recentes séries da Netflix e faça um brinde ao regresso dos jantares com os amigos. Está quase! Para já, fique por casa. Onde o coração está.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This