UNDERCOVER_SMF

“UNDERCOVER” de Sofia Marques Ferreira

Integrado no Festival dos Espaços de Artistas 2019, “undercover” de Sofia Marques  Ferreira, decorre de 16 a 18 de maio, das 19 às 22 horas, na Rua Conde das Antas 53B em Campolide, Lisboa.

O Festival dos Espaços de Artistas é uma iniciativa dedicada aos espaços dos artistas e realidades independentes, que abrem simultaneamente com projetos inéditos, eventos e performance. O objetivo é oferecer ao público um panorama sobre a pesquisa artística independente lisboeta e de proporcionar uma abordagem dinâmica e vital à arte contemporânea, que aqui é exposta em contextos incomuns.

Considerando o atual clima político, “undercover” cultiva ligações incomuns e procura rupturas. Uma vídeo-instalação duracional que descreve a tentativa de resistência, onde o aqui e o agora são relevantes, desde a quietude da paisagem sonora até aos pontos imersivos de luz das projeções de vídeo.

Há uma decisão deliberada na desaceleração como uma experiência, onde o espaço e o visitante tornam-se elementos da instalação, questionando a posição do outro face a uma perspectiva culturalmente desconhecida. “undercover” reconhece a exploração constante, recusando-se a simplificar o espaço, o corpo e o tempo. Uma pesquisa sobre a imagem em movimento e o espaço como extensão do  corpo.

Sofia Marques Ferreira nasceu em Lisboa, terminou o curso de fotografia no Ar.Co e foi bolseira na Faculty of Media, Arts and Design, University of Westminster em Londres. A sua prática, escrita e pesquisa centram-se na abordagem transmedia e incluem filme, performance e instalação, onde investiga a dramaturgia do corpo como um espaço de resistência, construindo um lugar suspenso de paisagens imateriais. Percorreu várias cidades, onde viveu e trabalhou, como Nova Iorque, China, Brasil e Berlim, onde colabora com o colectivo berlinense Blaenk Minds. Atualmente é investigadora no Gabinete de Estudos Culturais, Artes Performativas e Audiovisual da Universidade de Lisboa. É fundadora e diretora artística de Solea Films. 

 


www.sofiamarquesferreira.com
https://vimeo.com/soleafilms
https://www.fealisboa.com



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This