MIMO Festival: Música, cinema, poesia e workshops invadem Amarante em julho

MIMO Festival 2016

Música, cinema, poesia e workshops invadem Amarante em julho

A cidade de Amarante recebe, entre 15 e 17 de julho, a primeira edição do MIMO Festival em Portugal com um cartaz de luxo do qual fazem parte mais de 30 atividades. Da música ao cinema, passando pela poesia, workshops e fóruns de ideias, o MIMO Festival traz ao nosso país Pat Metheny & Ron Carter, Tom Zé, Egberto Gismonti, Hamilton de Holanda e O Baile do Almeidinha com Silvia Perez Cruz, Miguel Araújo e Mário Lúcio Sousa como convidados, Vieux Farka Touré, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, João Fênix, Aline Paes, Banda de Amarante, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d’Almeida, e os angolanos Kiezos e Next.

A par da programação musical realiza-se o Festival MIMO de Cinema, que terá lugar no Cinema Teixeira de Pascoaes, e arranca com uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé. Serão ainda exibidos os melhores filmes dos últimos anos apresentados no MIMO Brasil, e uma seleção de produções inéditas dedicadas a Portugal e a França.

Tom ZéEtapa Educativa também é parte integrante da programação do festival e tem como objetivo promover encontros entre os músicos cabeças-de-cartaz do MIMO com jovens profissionais e estudantes de música. O Centro Cultural de Amarante será palco da Etapa Educativa cuja programação oferece workshops, masterclasse e oficinas conduzidas por Vieux Farka Touré, Pedro Burmerster, Hamilton de Holanda, Marcelinho da Lua, Marcelo Caldi, Xande Figueiredo e Guto Wirtti, Bernardo Aguiar e Edu Neves. O acesso é gratuito, mas limitado, por isso os interessados devem inscrever-se aqui.

Já no Fórum de Ideias pretende-se promover o debate, a reflexão e a troca de conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte e é isso que farão Tom Zé e Mário Lúcio Sousa.

Há semelhança do que acontece no MIMO Brasil, um dos momentos mais esperados no MIMO Festival Amarante será a Chuva de Poesia: centenas de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos vão ser lançados no Pátio de São Gonçalo. Uma homenagem ao surrealismo português e às influências na  poesia de Teixeira de Pascoaes, Mário de Sá-Carneiro, António Maria Lisboa e Mário Cesariny.

Único pela sua abrangência e conceito, o MIMO promove o respeito pelas diferentes culturas, as cidades que o recebem e os seus bens histórico-culturais, valorizando o desenvolvimento humano e artístico. Realizado há 13 anos consecutivos em várias cidades históricas do Brasil, aclamado pela crítica e reconhecido pelo público, o MIMO Festival traz a Amarante uma programação de luxo que vai ocupar, entre 15 e 17 de julho, diferentes  palcos lançando um novo olhar sobre o património histórico-cultural e tendo a arte como estímulo sensorial. As Igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao Rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes vão receber a diversificada e abrangente programação do festival cujos pilares são a música, o património e a educação.

LINKS

http://mimofestival.com/portugal/

https://www.facebook.com/mimoportugal



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This