“Realidades Virtuais”

Depois do sucesso da primeira edição de “Realidades Virtuais”, o Goethe-Institut Portugal em Lisboa volta a mergulhar nos ambientes virtuais, apresentando no seu espaço, de 2 de Maio a 4 de Junho, um ciclo de eventos dedicado aos aspectos criativos e artísticos do mundo digital. A atracção principal da programação é a exposição interactiva de videojogos ‘Spiel Computer Spiel!’, concebida por finalistas do curso de Gamedesign da Escola Superior de Artes de Zurique em colaboração com o grupo artístico AND-OR, onde os visitantes podem explorar a estética e a mecânica de videojogos experimentais.

As potencialidades dos videojogos e das redes sociais, assim como o seu uso criativo e artístico, estão em primeiro plano numa série de palestras que analisam a concepção de videojogos, a criação e o desenvolvimento do fenómeno “Machinima”, o lado artístico e lúdico das interfaces digitais e a importância das redes sociais na transição da infância para a adolescência. Com os workshops de jornais escolares “Die Digitale Klicke” e de produção de filmes com a ajuda de videojogos ‘Machinima’ é dada uma componente prática à aliança entre o mundo digital e o mundo real.

A programação encerra com a apresentação de três documentários alemães que exploram os efeitos das realidades virtuais no quotidiano real. Entre eles está “Plug&Pray” de Jens Schanze, exibido na Berlinale de 2010 e que tem como protagonista Joseph Weizenbaum, antigo professor do MIT e um dos pioneiros do desenvolvimento de computadores, que se tornou um dos críticos mais ferozes de todas as visões que glorificam uma tecnologia toda-poderosa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This