HE 4 online branco 2

4.ª edição Human Entities

A cultura na era da inteligência artificial.

Num ano em que se tornou ainda mais perceptível a insustentabilidade do mundo em que vivemos, e a necessidade urgente de uma renegociação das relações entre tecnologia, ambiente e sociedade, assistimos também a uma reacção inédita: a capacidade de mudança social provocada pela pandemia, que pode dar pistas para a reflexão sobre que mudanças são realmente desejáveis para construirmos um futuro mais sustentável. 

É com estes pensamentos em pano de fundo que Sofia Oliveira e Jared Hawkey, fundadores do grupo artístico CADA, convidaram este ano Andrea Pavoni, Margarida Mendes, Joe Paton e Julia Steinberger para quatro conversas presenciais, que terão lugar às 18h30 dos dias 5, 12, 19 e 26 de Novembro respectivamente, no espaço ao ar livre da Trienal de Arquitectura de Lisboa (Entrada livre, mediante registo, conversas em língua inglesa). Julia Steinberger será a única oradora a não estar fisicamente presente, sendo a sua conversa transmitida em directo no local. 

O CADA é um grupo artístico que desenvolve software para exposições e para o domínio público. Formado em Lisboa em 2007 por Sofia Oliveira e Jared Hawkey, os seus trabalhos são intencionalmente playful, desenhados para activar experiências pessoais e que questionam a nossa relação com a tecnologia na vida quotidiana. O grupo também organiza eventos e workshops que promovem o desenvolvimento da prática cultural digital, e já expôs o seu trabalho na Europa e no Brasil. Para uma lista completa de actividades CADA: http://www.cada1.net

Entrada livre, mediante registo.

Programa
 
4 conversas, 4 oradores
Datas: Nas quintas-feiras 5, 12, 19 e 26 de Novembro
Horas: 18h30
Local: Trienal de Arquitectura de Lisboa, Palácio Sinel de Cordes, Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-474 Lisboa (evento ao ar livre no pátio)
Admissão: Entrada livre, mediante registo.
Língua: as conversas serão em língua inglesa.
Formato: as apresentações dos oradores são seguidas de sessões de Q&A.

Andrea Pavoni

Quinta, 5 de Novembro 2020, 18h30 
Andrea Pavoni

Navegando o nevoeiro urbano: sobre adaptação urbana é o título da conversa Human Entities com Andrea Pavoni (5 de novembro às 18h30). O investigador no DINÂMIA’CET ISCTE-IUL, que tem trabalhado a relação entre materialidade, normatividade e estética no contexto urbano, vai apresentar a sua visão crítica sobre a experiência urbana contemporânea. Ao ser intermediada pela tecnologia, de uma forma impalpável mas simultaneamente muito presente, esta experiência urbana é hoje, segundo o investigador, um verdadeiro campo de batalha política urbana, defendendo por isso a importância de explorar outras formas de viver o espaço urbano.

Margarida Mendes

Quinta, 12 de Novembro 2020, 18h30 
Sistemas fluviais e o corpo molecular
Margarida Mendes

A investigadora, curadora e ativista Margarida Mendes, que tem explorado as transformações dinâmicas do ambiente e o seu impacto nas estruturas sociais e no campo da produção cultural, apresenta a conversa Sistemas fluviais e o corpo molecular (12 de novembro às 18h30), partindo de uma investigação sobre o nível de ruído de fundo e o desequilíbrio químico de dois rios, o rio Mississipi e o rio Tejo. A conversa incidirá sobre os sistemas fluviais e infra-estruturas circundantes, vistos como enormes sistemas hidrogeológicos, químicos e electromagnéticos que conectam habitantes e ecossistemas, e que servem de ponto de partida para a análise de sistemas e da sua relação com outros corpos, da escala molecular à escala planetária.

Joe Paton

Quinta, 19 de Novembro 2020, 18h30 
Sobre mentes e máquinas
Joe Paton

Sobre mentes e máquinas é o título da conversa que nos apresenta Joe Paton (19 de novembro, às 18h30). O neurocientista e Director do Programa de Neurociência na Fundação Champalimaud vem deitar por terra as teorias que equiparam a mente humana a um computador e vice-versa, explorando as muitas diferenças e as poucas semelhanças que existem entre a estrutura e função do sistema nervoso e os computadores, os algoritmos ou a inteligência artificial.

Julia Steinberger  

Quinta, 26 de Novembro 2020, 18h30
Crescimento verde ou Decrescimento: ação climática e prosperidade humana
Julia Steinberger
  
 

A última conversa desta 4.ª edição de Human Entities decorre em transmissão em direto no local, para o público presente, com Julia Steinberger, Professora nas áreas interdisciplinares da Economia Ecológica e da Ecologia Industrial na Universidade de Lausana. Julia Steinberger, que colabora regularmente com a União Europeia e outras entidades, apresenta a conversa Crescimento verde ou Decrescimento: ação climática e prosperidade humana para nos transmitir a urgência de decrescer fisicamente as nossas economias para evitar os piores efeitos da ruptura climática, reflectindo sobre o que este decréscimo poderá significar para o bem estar humano e a acção política.

 


Local: Pátio da Sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa, Palácio Sinel de Cordes, Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-474 Lisboa; Portugal. Evento ao ar livre.

Organização CADA
Parceria: Trienal de Arquitectura de Lisboa
Apoios: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, ISCTE-IUL e NOVA LINCS
Design: Marco Balesteros (LETRA)



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This