arthobler gallery – sabhan adam

A 10 de Março, a Galeria Arthobler Porto inaugura a exposição individual do artista Sabhan Adam. Sabhan Adam nasceu na Síria em 1972, a onde continua viver e trabalhar. A sua pintura é influenciada pela particular cultura da terra da sua origem, uma zona entre as fronteiras da Turquia e do Iraque, onde a religião muçulmana, apesar de dominante, assume contornos brandos. Sabhan Adam é autodidacta e começou a pintar aos 17 anos. Deambulou pela poesia e pelo jornalismo até 1989, antes de se dedicar em exclusivo à pintura.

Sabhan Adam expõe regularmente desde 1994. Depois da primeira grande individual no Instituto Goethe de Damasco, continuou expor regularmente no Líbano, França, Jordânia, EUA, Espanha, Tunísia, Egipto, Dubai, Alemanha, Suíça, Marrocos e Inglaterra. Em 2011 o artista representou Síria na Biennale de Veneza.

É difícil enquadrar o trabalho de Sabhan Adam no contexto da arte contemporânea do Médio Oriente. Os críticos ocidentais comparam-no a Bacon, Schiele ou Basquiat, pela provocação, por ser uma pintura perturbante, instintiva, cruel, apelativamente estética apesar de estranha, e surpreendente, pela liberdade infantil e inconsciente.

Muitas as vezes as suas figuras grotescas estão vestidas com peças de roupa glamorosa e rica ou guardam brinquedos coloridos. Desta forma ele deixa transparecer a sua verdadeira natureza, o seu lado lúdico e kitsch e manifesta também a sua intolerância perante uma superficialidade enganadora e a falta de valores éticos e de responsabilidade social.

A exposição está patente até 21 de Abril 2012.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This