“BORO IN THE BOX” VENCE CURTAS 2011

O Grande Prémio “Cidade de Vila do Conde” do 19º Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema para o melhor filme em competição, no valor de 2.000 euros, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, foi atribuído ao filme “Boro In The Box” do realizador francês Bertrand Mandico. Boro-in-his-box descobre um mundo ao mesmo tempo obsceno e cruel. Vive aventuras banais mas cheias de colorido, que vão da Polónia a Paris, acariciando pássaros eróticos e câmaras orgânicas num Alfabeto fantasmagórico.

O mesmo Júri atribuiu o Grande Prémio para o melhor filme em competição nacional, no valor de 6.000 euros em serviços, patrocinados pela Pixel Bunker e 2.000 euros, patrocinados pelo BPI, à curta-metragem “O Nosso Homem” do realizador Pedro Costa. Receberam menções honrosas “Fratelli”, de Gabriel Abrantes e Alexandre Melo e Peixe Azul, de Tiago Rosa-Rosso.

Na competição experimental, o Júri atribuiu o Prémio para o melhor filme da competição experimental à curta “The Pushcarts Leave Eternity Street” de Ken Jacobs (EUA) e ainda uma Menção Honrosa a “Imperceptihole” de Lori Felker, Robert Todd (EUA).

O Prémio AIP, para melhor fotografia, com apoio da Fujifilm, foi para “North Atlantic”, de Bernardo Nascimento. Bernardo Nascimento vai receber 1000 metros de película.

O Prémio Vídeo Musical foi atribuído ao videoclip “Realease the Freq – Matta” do norueguês Kim Holm.

Nos Prémios para o melhor filme de cada categoria a concurso Animação, Documentário e Ficção, o filme “Petit Tailleur” de Louis Garrel (França) venceu na categoria Ficção, “Get Out of the Car” de Thom Andersen (EUA) foi galardoado na categoria Documentário, e a curta “Wakaranai Buta” do cineasta japonês Watsushi Wada venceu na Animação.

O Prémio Vila do Conde Short Film Nominee for the European Film Awards para a melhor curta-metragem europeia, que inclui a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu, na categoria de curta metragem, organizados anualmente pela European Film Academy, foi atribuído a “Dimanches” de Valery Rosier (Bélgica).

O Prémio Onda Curta que premeia filmes da competição com a aquisição dos direitos de exibição para o programa “Onda Curta” da RTP2, foi atribuído aos filmes “Apele Tac” de Anca Miruna Lazarescu (Roménia),

O filme “Ormie” de Rob Silvestri (Canadá) venceu o Prémio Curtinhas para o melhor filme da competição Curtinhas, eleito por um grupo de crianças com idades entre os 8 e os 12 anos. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas aos filmes “Damned” de Richard Phelan (Reuno Unido) e “Maybe…” do português Pedro Resende.

O Júri da mostra competitiva de filmes de escola, Take One!, na qual participaram filmes produzidos exclusivamente nas escolas nacionais, atribuíram o Prémio para o melhor filme da competição Take One!, no valor de 1.500 euros em produtos Kodak, 1.500 euros em serviços de aluguer de equipamento, patrocinado pela Smiling/Nova Imagem a “Artur” de Flávio Pires, do curso de Som Imagem da Universidade Católica do Porto. O filme premiado será ainda agenciado pela Agência da Curta Metragem, garantindo a sua inscrição e respectivos custos, num circuito internacional de festivais de cinema e Flávio Pires recebe um vale de formação na Restart no valor de 500 euros. Receberam menção honrosa nesta competição os filmes “Mina de São Domingos”, de João Abecassis Fernandes e “Despedida”, de Andrea Fernández.

Na maratona de vídeo “Videorun”, o 1º lugar foi atribuído a “Ele, Ela” de Tiago Madeira e Tiago Roldão o 2º lugar a “Superfície” de André Guiomar, Miguel da Santa, Simone Almeida, Vasco Pucarinho e o 3º lugar a “Lar” de Ana Martins, Eduarda Pinto e Rita Cartageno.

O Prémio do Público “Mateus Rosé Sparkling”, atribuído ao filme das competições nacional e internacional com a melhor média de votação atribuída pelos espectadores do Festival, no valor de 1.000 euros, foi atribuído ao filme “Apele Tac” de Anca Miruna Lazarescu (Roménia).

O 19º Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema termina hoje, Domingo, 17 de Julho, com a exibição dos filmes premiados(15:30 / 17:00 / 21:30 / 23:00), no Teatro Municipal de Vila do Conde. Hoje é ainda apresentado o filme “Verano de Goliat” de Nicolas Pereda (18:30).

Na Solar Galeria de Arte Cinemática, continua patente até 18 de Setembro a exposição “Stereo” das duplas The Legendary Tiger Man + Rodrigo Areias, Manuel João Vieira + Bruno de Almeida, Black bombaim + Sandro Aguilar, Adolfo Luxúria Canibal + João Onofre, Pedro Gomes + Gabriel Abrantes e Norberto Lobo + João Salaviza.

Júri

Competição Internacional e Nacional

-CATHERINE COLAS

-HELVÉCIO MARINS

-ADA SOLOMON

-RUI PEDRO TENDINHA

-MANUEL JOÃO VIEIRA

Competição Experimental

-THOM ANDERSEN

-PIP CHODOROV

-ARTO LINDSAY

Competição Vídeos Musicais

-HENRIQUE AMARO

-PAULO PRAÇA

-RITA REDSHOES

Take One!

-MARIA JOÃO MAYER

-JOÃO NICOLAU

-JOÃO GARÇÃO BORGES



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This