Campo de Ourique Gallery Weekend

A revista Artes & Leilões, em associação com as galerias de arte contemporânea de Campo de Ourique – Caroline Pagès, Cristina Guerra, Miguel Nabinho, Pedro Cera e Pedro Serrenho, está a organizar a 1ª edição de um Gallery Weekend em Lisboa. O evento terá lugar no último fim-de-semana de Outubro, nos dias 29 e 30 (sexta-feira e sábado) entre as 12h e as 24h.

Este formato bianual (Maio/Outubro) e numa versão mais alargada (de uma s…emana), começou em Berlim há 6 anos e tem-se espalhado por várias cidades no mundo, tendo chegado a Nova Iorque no passado mês de Maio com um sucesso estrondoso.

O evento tem como objectivo principal estimular o interesse para a arte junto de novos públicos, através da divulgação do trabalho das galerias e dos seus artistas.

Além das várias actividades a desenvolver no interior de cada galeria, o evento terá também uma dimensão exterior, através da realização de performances em espaços públicos de Campo de Ourique.

Para complementar as manifestações artísticas e porque Campo de Ourique é reconhecido pela sua oferta gastronómica, os restaurantes do bairro foram também convidados a participar no evento.

Programa

Galerias abertas entre as 12h e as 24h.

Performances

Blind Date
Performance por Fernando L. Ribeiro
Local: Caroline Pagès Gallery
29 e 30 de Outubro (6ª e Sáb.) às 22h

Sinopse:
Blind Date trata-se de uma performance que consiste numa sessão de abandono gradual de uma indumentária monocromática envergada por um elemento masculino que, entretanto, vai alternando a exposição pública do corpo com o recurso a uma substância evanescente.
A noção de identidade encontra assim a sua génese na convocação de opostos, unidos por uma construção artificiosa, decorrendo sempre num processo cego e infindável, porque sempre incompleto.

Volta a Campo de Ourique em bicicleta, 2010
Performance por Vitor Rodrigues
Local: Pelas ruas de Campo de Ourique
29 de Outubro (6ª) das 21h às 23h30
30 de Outubro (Sáb.) das 16h às 18h30m e das 21h às 23h30

Sinopse:
Vitor Rodrigues percorre diáriamente as ruas de Campo de Ourique.
Passeia parece que sem destino, o seu percurso é feito de bicicleta e faz-se acompanhar sempre de um rádio com emissão amplificada.

A propósito do Gallery Weekend, a Galeria Miguel Nabinho convidou Vitor Rodrigues para integrar no seu percurso o circuito deste evento.

Artista para adopção
Performance por Andrea Inocêncio
Local: Jardim da Parada, Coreto
29 de Outubro (6ª) às 20h
30 de Outubro (Sáb.) às 12h e às 20h

Sinopse:
Artista para adopção faz parte de uma série de performances no âmbito do projecto “Amargura Incompleta”. Um projecto que ironicamente expõe a condição de sobrevivência da mulher artista no mercado, no sistema da arte, na própria vida.

Uma vida dupla que muitas vezes é preciso levar para ganhar dinheiro sem ser pelos meios habituais do mercado da arte, galerias e apoios institucionais.
A performance terá a colaboração de Joana Ruival.

Outras actividades

*Miss Dove at War*

Dj
Local: Galeria Cristina Guerra
30 de Outubro (Sáb.) das 21h30 às 23h30

Gil Heitor Cortesão, Pintura 2002-2010
Lançamento de livro com sessão de autógrafos.
Local: Galeria Pedro Cera
30 de Outubro (Sáb.) às 18h00
Edição Adiac, Assírio & Alvim

Nuno Cera

Vídeo screening em monitor de tv de todos os filmes de Nuno Cera, realizados entre 2005 e 2009.
Local: Galeria Pedro Cera
Início 29 de Outubro (6ª) às 18h00
até 30 de Outubro (Sáb.) às 24h00



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This