28QDA

28ª Quinzena de Dança de Almada

De 18 de setembro a 11 de outubro a dança toma Almada como palco.

No ano em que comemora 30 anos de atividade, a Companhia de Dança de Almada procurou ultrapassar as dificuldades da época em que vive e manter a organização da 28ª. Quinzena de Dança de Almada (QDA), empenhando-se em corresponder às expetativas do público, continuar a surpreender com novos espetáculos e eventos, alguns em novos formatos, criando ou mantendo as indispensáveis condições de segurança para participantes e assistência.

São 4 espetáculos de companhias convidadas, 1 workshop vivencial, 3 mesas-redondas, 4 programas da Plataforma Internacional, 3 sessões de vídeo-dança e atividades distribuidas por 6 espaços, entre Almada e Lisboa incluindo um percurso pelas ruas da cidade velha.

Inaugura com o espetáculo A quiet moment, uma criação de Bruno Duarte para a Companhia de Dança de Almada, a 18 e 19 de Setembro na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite. O festival apresenta espetáculos de coreógrafos convidados de Espanha com Ballroom + Yo Solo Quería Bailar, de Laura Lliteras e Marina Fullana (Cia. UNAiUNA) e de Portugal com Alento, de Pedro Ramos (Ordem do O) e o espectáculo infantil Do pé para a mão criado e interpretado por Ângela Ribeiro e Susana Rosendo (EmbalArte).

A pensar nos bailarinos locais, a 28ª edição da QDA terá uma residência das coreógrafas da companhia UNAIUNA, com vista à criação de um novo trabalho e abandonando os espaços fechados, irá promover o workshop performativo Sensorial Walking com Rui Filipe Antunes no âmbito do projecto TEPe (Technologically Expanded Performance – PT) que percorrerá as ruas de Almada.

Da programação, destaque ainda para a plataforma coreográfica internacional que surge em novos formatos streaming para programadores. Este ano oferece quatro programas, com representantes de 10 países (Bielorrússia, Bélgica, França, Espanha, Israel, Equador, Holanda, Suiça, Portugal, e um particular destaque para a Alemanha), a decorrer entre 9 e 11 de Outubro.

Este ano, à habitual mostra de vídeodança com 25 filmes de vários realizadores e coreógrafos, acrescenta a apresentação do premiado documentário longa metragem sobre dança Danzantes e uma sessão sobre criações para o ecrã realizadas em período de confinamento. A Mostra contará com a presença de alguns criadores através de vídeo. Haverá ainda mesas redondas com profissionais convidados que debaterão temas pertinentes aos profissionais da dança no âmbito dos projetos europeus Up2DANCE e CLASH!

Entre espetáculos, vídeo, cinema, workshops, mostra de vídeodança, encontros e debates que convidam à reflexão, são vários os motivos para marcar presença na 28ª edição da QDA.

 

Esta nova edição da Quinzena de Dança de Almada, manterá um espírito de comunhão através da dança, e da criação de novas oportunidades de partilha com o público e entre estudantes e profissionais da dança.


Toda a programação no site da Quinzena de Dança de Almada.

 

 

INFORMAÇÕES

site https://quinzenadedancadealmada.cdanca-almada.pt/

facebook https://www.facebook.com/quinzenadedancadealmada

instagram www.instagram.com/quinzenadedancadealmada



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This