“Deus é Amigo do Homem-Aranha” | Maria Inês de Almeida

“Deus é Amigo do Homem-Aranha” | Maria Inês de Almeida

O mundo antes da aculturação total

Jornalista de formação, Maria Inês de Almeida tem-se dedicado a preencher e a dar cor ao universo dos mais pequenos, seja pela escrita de livros infanto-juvenis, recolha de histórias para crianças – como em “Contos Pouco Políticos” – ou biografias que fez de vultos como Almada Negreiros ou Amália Rodrigues para gente pequena.

Desta vez, a autora quis mostrar-nos o mundo visto pelos olhos das crianças, e a forma como estas vivem temas como a amizade, o corpo humano, o dinheiro, o futebol ou a morte. Os testemunhos, de crianças entre os 3 e os 11 anos de idade, foram recolhidos em meios escolares e familiares, tendo sido objecto de reflexão de especialistas como o pediatra Mário Cordeiro, a psicóloga infantil Sofia Nunes da Silva, a psicóloga educacional Maria do Carmo Oliveira ou o frei Bento Domingues que, na introdução a cada um dos temas, comentam as frases recolhidas.

Da boca dos mais pequenos saíram pérolas como estas: «Alimentação pode ser um ovo»; «ter amigos é ter uma família igual à do Pai Natal» – a propósito da amizade; «o amor é um quebra-cabeças»; «animais são pessoas com quatro patas»; «é para fazer e-mails» – sobre os desígnios do computador; «é o pais de Jesus e foi a primeira pessoa a falecer» – sobre Deus; «é uma cama diferente» – do divórcio; «as pilinhas são mais giras que os pipis, mas os pipis dão mais jeito para nos sentarmos». Ora nem mais. Sejam bem-vindos ao mundo antes da aculturação total.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This